Preconceito assassino

A esperança já se fora, restavam apenas uns sopros finais e a amorosa despedida da família. O pai, religioso ingênuo, instigado a pensar no pecado criado na mente de “teólogos” sem caridade nem conhecimento, em desespero, pede ao filho: “Arrependa-se que Deus o perdoa, arrependa-se para se salvar.” O filho perde a voz. Nunca mais fala. Morre poucos dias depois. Pela segunda vez.

Dia ou outro ela cuidava de meus filhos, ainda pequenos. Carinhosa e suave, mas carregava um olhar pesado pela tristeza. Era soropositiva. Recriminavam-me pelo risco a que expunha meus filhos.

Comissão de prevenção da AIDS; faltava-nos a experiência de conversar com portadores para enriquecer o trabalho e conseguir melhores resultados. Uma senhora soropositiva veio à reunião. Algumas perguntas envergonhadas e respostas mais ainda. Combináramos que não haveria demonstração de pena. No meio da conversa, uma psicóloga participante do grupo soltou com toda tristeza: “É, é fogo, né?”.

No Dia de Mundial de Combate à AIDS, preparamos uma programação imensa de conscientização do povo, envolvendo políticos, empresários, profissionais da saúde, professores, alunos, donas de casa e mais uma infinidade de gente, inclusive prostitutas. Recebemos fortes ameaças de distintas senhoras, dizendo que, se as prostitutas fossem à rua, dariam uma surra nelas. Desistiram, talvez para evitarem bater nas amantes dos maridos. Suponho.

Há mais dezenas de histórias, algumas divertidas, outras muito tristes, mas a grande maioria com o pior ingrediente: o preconceito.

A hipocrisia sobre a sexualidade pregou o primeiro prego na cruz dos soropositivos. A forma anti científica com que age grande parte das instituições religiosas não é apenas temerária, é um pecado. Mortal, muitas vezes. O “link” entre a AIDS e a homossexualidade e a condenação desta, sela o sacrifício.

Vivemos uma nova realidade, com novos remédios, mais qualidade de vida e uma visão mais aberta, mas muitas almas ainda carregam o inexplicável preconceito. Algumas não sabem que ele é assassino.