UM SEMEADOR SAIU A SEMEAR

Jesus saindo de casa foi seguido por uma grande multidão. A multidão sempre esteve presente em todos os lugares onde Jesus se encontrava. Era uma multidão diversificada. Uns o seguiam por causa de pães e peixes. Outros por curiosidade. Queriam ver sinais. Muitos o seguiam para satisfazer suas necessidades de momento. Outros, porém, com sinceridade. Estes o procuravam porque criam nele e buscavam respostas para suas angustias espirituais e existenciais.

Naquele dia, diante da multidão, Jesus mais uma vez ensinou através de uma parábola. Como de costume usou um fato comum, do dia a dia para ilustrar seu ensino.

O semeador era um homem que lançava ao solo uma semente de hortaliça na esperança de que seu trabalho fosse recompensado com uma boa colheita. Jesus compara o Reino do Céu com a semente e o solo.

Ele começa dizendo que o semeador lançou a semente e parte dela caiu à beira do caminho e as aves a comeram. O semeador observa com tristeza aquela revoada de pássaros devorando a semente. Desolado, vê seu esforço tornar-se nada.

Quantas vezes semeamos a Palavra de Deus, mas, com tristeza vemos as “aves de rapina” a devorar o que foi semeado. Jesus explica que as aves representam o maligno que tira dos Corações das pessoas a boa semente. Quantas pessoas já cauterizaram a mente. Ouvem a Palavra, até frequentam igrejas, mas seus corações são vazios. Tudo que é semeado é arrancado pelo maligno, representado pelas más companhias, drogas, prostituição, etc.

Jesus explica que outra parte da semente caiu em solo rochoso. Apesar das pedras, a planta consegue nascer. O semeador alegra-se ao perceber que desta vez as aves não comeram a semente. Muitas pessoas estão sedentas e famintas de Deus. Essas pessoas recebem a Palavra com alegria. Mas, prossegue Jesus, quando o sol saiu queimou a plantação. Era terra rasa. As raízes nãos encontraram terra firme. Era apenas areia. Há muitas pessoas dentro das igrejas que são semelhantes a plantas nascidas na areia. Jesus diz que essa parte da semente representa pessoas que não suportam as provações da vida. Sua fé não está firmada na Rocha que é Jesus. Qualquer obstáculo tira-lhe a fé. Fé que não é fé. Tais pessoas enganam-se a si mesmas. Nunca se aprofundam no conhecimento de Deus.

Outra parte da semente caiu em espinheiros. O espinheiro não deixa outra planta florescer. Semente lançada em pinheiro é semente perdida. O semeador mais uma vez vê seus esforços tornar-se nada. Por que a semente caiu entre os espinhos? Falta de cuidado? O semeador não viu os espinhos? O fato é que essa parte da semente se perdeu.

Há pessoas como espinheiro. Aproximam-se de Deus, mas os prazeres do mundo, os impedem de ter compromisso. Muitos não querem nada com Deus por não ter coragem de renunciar o pecado. O mundo é um grande espinheiro que sufoca e afasta muitos do bom caminho.

Finalmente o semeador logra êxito no seu trabalho. Boa parte da semente cai em boa terra. Os frutos aparecem e o semeador sorri ao contemplar sua plantação. Esquece os fracassos anteriores, pois seu esforço valeu a pena. Uma lágrima rola de seu rosto. Não é lágrima de tristeza, mas de alegria, de emoção, de felicidade. Há alegria nos pregadores da boa semente ao comtemplar os frutos do seu labor. Diz a Santa Palavra de Deus: “Aquele que leva a preciosa semente andando e chorando, voltará com alegria trazendo consigo os seus feixes” - Salmo 126.6.

Quando semeamos a boa semente certamente vamos encontrar todo tipo de solo. Porções cairão à beira do caminho e o maligno irá tirar do coração das pessoas. Outras cairão no meio das pedras. Tem muita gente assim. São de pouca duração. Esses não querem tomar a cruz e seguir, mas preferem a zona de conforto. Haverá semente caída entre os espinhos que também irá se perder. Mas, grandes porções cairão em boa terra. Pessoas com corações preparados receberão com alegria a semente e produzirão muitos frutos. Recompensas virão. Provavelmente não seremos reconhecidos na terra, mas a Palavra nos diz que Deus tem preparado recompensas eternas para quem é fiel na semeadura. Este é o maior galardão.

Esta parábola nos traz as seguintes lições:

1. Não podemos desistir diante dos obstáculos. O semeador da parábola poderia ter desistido, final grandes porções foram perdidas.

2. É preciso persistência para logramos êxito em qualquer tarefa.

3. Não temos o direito de escolher o tipo de solo. Devemos lançar a boa semente a todos.

Não desista, pois a ordem é SEMEAR.

(Observação: A Parábola do Semeador e sua explicação estão registradas nos evangelhos. Ver os seguintes textos: Mateus capítulo 13 – Marcos capítulo 4 – Lucas capítulo 8).