A IMPORTÂNCIA SE ESCREVER BEM (ELEGÍVEL)

A IMPORTÂNCIA DE SE ESCREVER BEM (E LEGÍVEL)

Para não voltar muito no tempo de quando estava na escola, pego exemplo dos meus filhos quando faziam o primário. Ao chegarem do colégio, quando iam bem, vinham todos animados querendo mostrar com orgulho as notas que haviam tirado no caderno. E um deles chamava a atenção: era o caderno de caligrafia. Aquele caderno chato de se escrever onde se espremiam as letras entre linhas que era para se aprimorar, ou deixar legível, a escrita. Era chato mas de uma necessidade tremenda.

Hoje em concursos e vestibulares a uma regra que é necessário se escrever bem e de forma legível, para o examinador poder ler, verificar o conteúdo e dar a sua nota. Caso contrário, se feito de forma ilegível e for impossível decifrar o que está no papel, simplesmente é eliminado e o pretendente à vaga terá que esperar mais um ano para prestar novo vestibular. Um ano perdido e não adianta chorar pois não tem volta.

Porque falo isso. É que esta semana aconteceu um fato comigo, que deve ter acontecido com muita gente também, que me deixou a pensar. Tive que marcar uma consulta com médico pois já fazia algum tempo que estava com um problema. Me atendeu de forma “satisfatória” e prescreveu os remédios que devia usar e ficar sob observação, me dizendo também que poderia resolver o caso através de alimentos adequados. Porém eu queria uma solução rápida e então fui comprar os remédios. Na farmácia o atendente analisou a receita e me disse:

- Não consigo ler o que está escrito aqui!

Chamou a farmacêutica responsável e após alguns minutos também chegou à mesma conclusão: receita ilegível! Não conseguiu decifrar os garranchos que ali estavam.

Agora pergunto: e se fosse um caso grave? Não sei onde estaria.

Sem generalizar, há médicos que são conscientes e usam até computador para imprimir as receitas. Sei que é impossível contar com a máquina a todo o momento, tendo a receita ser feita à mão mesmo. Mas custa caprichar um pouquinho na letra? Até parece que escrever mal é sinônimo de status.

E os jovens que estão se formando vão seguir pelo mesmo caminho? Escrever bem é uma necessidade para qualquer profissão e deve ser levada a sério.

Se não tomarem consciência do fato só vejo uma solução: caligrafia neles.

lmorete
Enviado por lmorete em 08/02/2012
Código do texto: T3487699
Classificação de conteúdo: seguro