Salve Salvador!

Salve Salvador!

Fico verdadeiramente bestificada ao ver meus conterrâneos Soteropolitanos falando horrores da minha Salvador, só posso crer que isto parta de pessoas que são , no mínimo, desinformadas.

A Segurança Pública na Bahia é precária? Sim eu respondo. Igual a precariedade da segurança pública no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Minas Gerais, etc.

((Pesquisa CNI-IBOP – Outubro/2011

Opinião pública

Segurança é ruim ou péssima para 51% dos brasileiros

Pesquisa do IBOPE Inteligência para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 51% da população considera a segurança pública no Brasil ruim ou péssima e apenas 15% perceberam melhora nos últimos três anos. No Índice de Confiança Social, do Ibope, divulgado em outubro, a polícia aparece com 55 pontos, enquanto que as Forças Armadas tem 72 (ver tabela abaixo). Isso explica porque as pessoas estão acreditando mais no Exército do que na polícia no Complexo do Alemão. Minha opinião sobre Exército no combate ao crime vocês sabem. Ajudaria mais na integração e inteligência do que botando tanque na rua.

O estudo "Retratos da Sociedade Brasileira: Segurança Pública" mostra que, na avaliação dos brasileiros, a segurança pública e drogas perdem apenas para saúde como o principal problema do país. Saúde lidera o ranking com 52%, seguida por segurança pública (33%) e drogas.))

A Saúde Pública na Bahia é ruim? Sim eu respondo. Tão ruim quanto a do Amazonas, a do Para, a de Alagoas, etc.

((Marília Juste Do G1, em São Paulo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira (12/01/2012) que a população brasileira está “correta” ao avaliar o atendimento do sistema público de saúde como “ruim” ou “péssimo”. Padilha conversou com o G1 sobre a pesquisa Ibope feita para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) que mostrou que 61% dos brasileiros estão insatisfeitos com a qualidade do serviço de saúde.))

A Administração Pública na Bahia deixa a desejar? Sim eu respondo. Como a administração pública do Brasil como um todo.

((7 de fevereiro de 2011 - Administração no Blog – São Paulo,Brasil

A Má Administração Pública do Brasil

Administração Pública Brasileira: NOTA = ZERO!

Neste artigo iremos discutir sobre a ineficiência da Administração Pública da qual o Brasil é vitima desde os tempos da sua colonização, e que se mantém presente até os dias de hoje. Não é preciso ser um especialista em Gestões de processos para saber da ineficiência e dos desmandos existentes em todos os níveis da Gestão Pública Brasileira. Alguns dizem que isso ainda acontece em virtude dos muitos anos a que o nosso País esteve submetido ao “regime militar”, embora isso não deixe de ser uma verdade, também podemos perceber muitos outros problemas nesse conjunto administrativo. E devido ao Brasil já participar a algum tempo de um eficiente processo de pluralidade partidária, e nós já vivenciamos algumas gestões de partidos políticos diferentes, mas mesmo assim, os problemas continuam sendo os mesmos; isso nos levantou uma dúvida.))

Quero apenas mostrar aos meus conterrâneos, ao Brasil e ao mundo que a Bahia tem problemas sim, mas que estes problemas não são maiores nem piores do que os problemas que existem em todo o território nacional e em vários lugares do mundo. E que, não adianta ficar aqui nas redes sociais falando mau e denegrindo a imagem de Salvador e depois sair para passear com o seu cachorrinho ou ir ao salão de beleza.

Devemos conscientizar o povo a pensar antes de votar nas próximas eleições, a deixar de olhar para o seu próprio umbigo e pensar no coletivo, deixar de achar que a ajuda recebida do governo é suficiente para comprar a sua dignidade e passar a ver esta ajuda como uma alavanca para que tenha força para lutar e Trabalhar por uma vida melhor.

Mas eu não vim aqui para fazer política, vim defender a minha Bahia, defender a minha cidade do Salvador, que tem problemas sim, mas que eles não interferem:

Na beleza de ver o sol forte do verão refletido sobre as águas do mar, no por do sol no Porto da Barra ou na Ponta do Humaitá.

No colorido do maior acervo barroco fora da Europa, nas ladeiras do Pelourinho ou no Largo de Santo Antônio Além do Carmo entre outros lugares lindos.

Na religiosidade deste povo que ora a Deus, que reza para o Sr. do Bonfim, que celebrar as suas divindades, tudo junto e misturado mas, com respeito a cada crença e principalmente com muita fé.

Na diversidade musical desta “Gravadora Disfarçada de Cidade” com suas músicas que são cantadas pelo mundo, com seus cantores que levam multidões ao delírio com seu carisma e alegria.

Na existência de pessoas que contribuíram e contribuem para a cultura do País como Rui Barbosa; Castro Alves; Dorival Caymmi; Jorge Amado; Itamar Franco;Glauber Rocha ; João Gilberto; Caetano Veloso; Maria Bethânea; Tom Zé; Raul Seixas; Gal Costa; Lázaro Ramos; Ivete Sangalo entre tantos outros.

Na sua gente hospitaleira, feliz e trabalhadora, que sabe sorrir enquanto dá duro pelo pão de cada dia, que faz das festas como o carnaval um misto de brincadeira e trabalho; dançando ao vender seu churrasquinho e sua cerveja, cantando e sorrindo enquanto seguram a corda dos blocos. Gente que luta, que sofre, que crê e principalmente , gente com muita alegria de viver!

“Ah! imagina só que loucura essa mistura. Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia. De todos os Santos, encantos e Axé, sagrada e profana a Bahia é Sensacional!!!!!!”

Enfim, não acho que a Bahia é um sinônimo de perfeição, as coisas aqui precisam melhorar, e muito. Mas daí a falar como se a minha terra fosse o pior lugar do mundo, isso, qualquer baiano que tem dendê nas veias não pode permitir!

Clélia Lessa

Orgulhosamente Soteropolitana, Bahia e Brasileira.

09/02/2012