Um verdadeiro ano novo

Começo de ano...1º de Janeiro e todo um longo calendário de rituais e celebrações pela frente... Com 365 novos dias a que, por consenso, se designou chamar de "Ano de Calendário". Com direito à marca fabulosa de 2012... Há quem diga, tratar-se do último ano de nossas vidas..., podendo culminar num terrível holocausto ou catástrofe natural, que poria fim ou quase exterminaria o Planeta Terra, como nos tempos de Noé e a sua famosa Arca...Verdade ou ficção, o tempo se encarregará de nos dizer e, até lá, só nos resta viver e aproveitar o melhor possível essa etapa que começa hoje. Como encará-la?...Como simples marca de calendário, ou como a continuação de uma trilha já iniciada há muito tempo por alguns e que agora toma um esboço de novidade, espaço preciso e único?!?...Parece-me pertinente pensar que, se alguma coisa precisa mudar, não será simplesmente pelo facto de apontar uma nova data...2012...mas pela mudança que isso possa representar em nós, em busca de outras soluções e comportamentos, mais compatíveis com essa nova realidade que desponta nesse Novo Ano. Que tal procurar elevar o nosso nível de "consciência", para situações que não mereceram tanto da nossa atenção, mas que se mostraram de grande relevância no decurso de mais um ano que passou?...Coisas do tipo "provocar e alienar lixo" de forma indiscriminada, sem medir as consequências que isso provoca no Planeta e em nós..., "tratar o nosso semelhante como não gostaríamos de ser tratados", gerando um efeito nefasto de ação e reação, difícil de ser consertado e com efeito bélico e compressor de bola de neve..., teimarmos em "centrar as nossas vidas em torno de eixos materialistas de riqueza e promoção" a qualquer custo, sem visarmos melhorar o mundo que nos cerca e as relações com os outros humanos..., "assistirmos de braços cruzados à escalada pelo poder e à corrupção desenfreada", sem esboçarmos qualquer movimento, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo..., contentarmo-nos em "viver a nossa vida de uma forma egoísta e egocêntrica" de cidadãos do bem, mascarando o nosso sentimento de frustração e descontentamento com algo parecido com uma "paz podre", aceitável por toda a sociedade em geral..., "não praticarmos o amor ao próximo e à Vida", impedindo-nos de vivenciar valores como a "compaixão" e "perdão"...E estes, são só alguns exemplos gritantes de possibilidades para o o Novo Ano, que começa hoje. A partir de agora, uma nova oportunidade se desenha no horizonte de todos os homens conscientes e visionários. Poderemos construir um novo espaço compatível, com alguns conceitos interessantes como "evolução", "inteligência", "futuro" e despertarmos para novas realidades, priorizando boas escolhas e atitudes refletidas, rumo a um "Verdadeiro Novo Ano"...

Mongiardim Saraiva
Enviado por Mongiardim Saraiva em 09/02/2012
Reeditado em 28/09/2020
Código do texto: T3489538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.