O SOFÁ MARROM




Ardia o sol das quatorze horas quando eu as avistei cruzando a calçada no bairro distante de onde moro...
Um "esforço concentrado", juntava as duas mulheres a carregar um sofá demonstrando as marcas de longo tempo de uso.[Lembravam aquelas formiguinhas "metidas" que costumam carregar volumes bem  superiores aos seus tamanhos]
Certamente doado por alguém.Pensei comigo.
O fardo parecia muito pesado para os braços franzinos ,mas a disposição de  ambas superava  obstáculos.
Passaram-se uns quarenta minutos,aproximadamente,e tendo resolvido o assunto que me levara até ali,ao contornar a avenida que circunda um  parque aquático,deparo-me com a seguinte cena.
Uma árvore frondosa,uma sombra...Sob esta,um sofá marrom .[meio combalido]
Confortavelmente instaladas sobre  o  mesmo,duas  figuras  femininas  tomam sovetes  na  tarde  quente.
[Aquelas!]
Uma delas,a mais discreta,de pernas cruzadas,sorve a delícia gelada com olhares encantados ao lago onde os gansos se refrescam.Vez e outra,dá uma ajeitadinha nos cabelos grisalhos encaracolados.
A outra,esparramada,literalmente,evoca a figura de Nero incendiando Roma.Certamente o sorvete  que  tomava,tinha o sabor de uva.
A cena mereceria um "senhor click", caso eu não tivesse esquecido o "Trubisco",como diz o amigo Monza quando se refere à minha câmera fotográfica.
Prossegui resolvendo uns tantos assuntos e,por volta das 16 horas,estou no centro da cidade .
Agora à caminho de casa.
Paro na fila à espera do semáforo abrir-se.
Aproveito para dar uma conferida pelo espelho retrovisor.
Então...
Atrás de mim,um fusca verde escuro.
Sobre o capô ,um sofá marrom preso por cordas de nylon.
Um braço franzino,envolto em dezenas de pulseirinhas coloridas, vasa pela janela do automóvel.
A mãozinha delicada segura vigorosamente uma das perninhas do sofá.
Abre-se o sinal.
Dou a partida.
Atrás de mim, o verdão arranca "raçudo"!
No para brisa um adeviso em letras brancas,garante:
"Deus é Fiel"
_E como!...Penso comigo.
Nesta  noite,em algum lugar da cidade,numa sala qualquer,os "heróis" do BBB sorrirão para expectadores confortavelmente instalados.


Às duas batalhadoras


Uma rosa pelo esforço.