O processo criativo

Desde que me conheço como gente, sinto necessidade de desenhar e de pintar...Às vezes para passar o meu tempo, outras vezes porque preciso de criar alguma coisa, talvez também por uma questão de concentração e evasão...Como é que dois conceitos aparentemente opostos podem servir uma mesma resolução? Talvez essas duas palavras pudessem afinal sugerir uma terceira, que seria a chave certa para uma busca de equilíbrio e bem estar... Ou talvez eu procure uma explicação, que se encontra para além do meu próprio universo inteligível...dando demasiada atenção a coisas que ultrapassam o mundo das palavras... O melhor mesmo, é a entrega que sinto no ato de equilibrar cores e formas, de uma maneira desprendida e usando sempre um senso estético de equilíbrio e satisfação... até chegar ao produto final. Talvez seja um processo idêntico àquele que é usado pelos compositores quando criam as suas músicas. Quando comecei as minhas experiências com tintas e lápis, recorri, no começo, às formas mais académicas e representativas do mundo que nos cerca, com especial apelo pelo figurativo. À medida que o tempo foi passando, comecei a sentir necessidade de me desagregar das formas, buscando resolver os meus temas através de impulsos sentidos enquanto usava as minhas técnicas...sem obedecer a uma representação formal dos mesmos. Passei a acreditar que os trabalhos poderiam ser descritos de uma forma mais livre, dando destaque a traços e cores essenciais, que poderiam abordar os assuntos de uma forma mais intensa ...Comecei a perceber que não deveria me preocupar tanto com o público e seus conceitos...A minha " boa verdade", estava assim nascendo, através dessa nova forma. Aqueles objetos não eram mais simples passatempos, mas sim extensões da minha existência, carregada de valores e experiências adquiridas através do meu percurso...Compreendi também que não deveria misturar "comércio"com criação, e muito menos me sujeitar às normas dum mercado que não valoriza o artista e as suas obras. Tinha encontrado algo muito mais valioso, agregado à minha própria condição de ser humano que busca, através do conhecimento, compreender melhor as razões e propósitos desta nossa jornada...

Mongiardim Saraiva
Enviado por Mongiardim Saraiva em 11/02/2012
Reeditado em 28/09/2020
Código do texto: T3492641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.