O exercício da consciência

Hoje, domingo de Agosto, saí de manhã para mais um "cooper"e com muita vontade de me exercitar...Poder sentir o corpo a corresponder aos apelos da mente, correndo juntos e sem esforço. Manhã fria de brusca descida no termómetro e não convidativa à prática desportiva. A praça onde normalmente eu corro, vazia e triste, com meia dúzia de "gatos pingados" como eu, correndo à chuva...Onde estavam as pessoas?!...Impedidas de exercer a sua rotina de Domingo, por causa de uma garôa fria?!...E quanto mais corria, mais me apercebia que corria só, com outros raros espécies que, como eu, teimavam em aquecer naquela manhã de frio. À medida que o meu cérebro ia oxigenando, podia lembrar nitidamente que, noutros dias, àquela hora, esse mesmo local estaria fervilhando de gente distribuída em pequenos grupos conversando, ou sózinhos e com o ar mais feliz da vida...O que estaria essa gente a fazer nesse momento? Estariam "congelados" nas suas casas, ou teriam programado outras actividades? Seria justo pensar que a maioria das pessoas sai de casa para se exercitar, mas no fundo, isso só serve de pretexto para um "banho de sol" ou um descontraído "bate-papo"entre amigos??!...E para onde remete a "consciência" do bem essencial que é a "saúde" e o"bem estar", tão essenciais à Vida de todos nós??...Estariam essas pessoas fora da realidade, ou estaria eu exagerando e arrumando uma desculpa para o meu comportamento quase "excêntrico"? E então, comecei a sentir uma sensação curiosa...ou melhor, uma quase ausência de sensação...À medida que eu ia aquecendo e o meu corpo ia ficando cada vez mais ausente e sem esforço, o meu pensamento pareceu desagregar-se da realidade dessa gente e, aos poucos, fui-me desligando dessas dúvidas cruéis... Afinal, eu tinha entrado num estado de "consciência" do meu próprio exercício...e as condições plenas para o seu usufruto, estavam assim criadas. Uma boa dose de oxigénio circulava agora no meu sangue...tão simples quanto isso. Bela corrida!...

Mongiardim Saraiva
Enviado por Mongiardim Saraiva em 13/02/2012
Reeditado em 28/09/2020
Código do texto: T3496496
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.