Super proteção não é proteção

Ouço Jessé enquanto escrevo, e ele canta: “O jogo é tão duro, meu Pai, que só ter piedade de nós não vale a pena”, da bela canção “Abençoai as hienas”, de Accioly Neto.

Deve ter algo a ver com o instinto de sobrevivência deturpado ou com pretensão de eternidade, sei lá, mas como confundimos amor com adulação, educação com super proteção! Em casa, na escola e na sociedade que também está cada vez mais paternalista e hipócrita. Aos montes, surgem leis, atos, iniciativas para “proteger” as crianças e os jovens e qualquer tentativa de ações educativas, por mais simples que estas sejam, é imediatamente rechaçada, principalmente pelos “educadores teóricos” de plantão. São dezenas de organismos de “proteção”. De educação, de verdade, quantos existem?

Muitos pais cercam filhos de tantos cuidados que mais parecem frágeis bibelôs que precisam ser embrulhados em plástico bolha e guardados em inacessíveis espaços desinfetados de toda possibilidade de agressão externa. Pássaros cuidam de seus filhotes, mas chega o dia em que os derrubam do ninho para que voem; a mãe loba pode morrer lutando por sua prole, que com ela brinca e aprende a caçar, mas rosnados, pequenas mordidas e patadas não são nada incomuns nesse processo.

A natureza sabe o que faz, não é “boazinha” com ninguém e dá uma boa lição do que, verdadeiramente, é o amor: protege o necessário, ensina e oferece as oportunidades. Simplicíssimo. O ser humano, ainda com a pretensiosa e falsa ilusão de ser o senhor da terra, tenta subverter o processo logo no seu início: “Não aprendeu? Deixe que eu faço por você”. “Alguém lhe ofendeu? Vou resolver.” “Errou? Não importa, eu conserto”. “Machucou-se? Nunca mais tente de novo para não se machucar mais”. Esquece que a sociedade é muito mais dura do que a natureza, pois graças aos vazios valores que estabeleceu, despiu-se da ética. A criança mimada e, por consequência, frágil, quando adulta, é alvo perfeito para os aproveitadores, e esses não terão pena.

“O jogo é tão duro que só ter piedade não vale a pena”. Super proteção é uma ilusão para o presente e um perigo para o futuro.