O Ovo é Um Universo

O OVO É UM UNIVERSO
Jorge Linhaça
15/10/2006


Um simples ovo, desses que encontramos em qualquer supermercado, é simplesmente um universo em si mesmo, poeticamente é inquietante.
Quem nasceu primeiro? o ovo ou a galinha?
Para se colocar um ovo em pé, qual é realmente a sua base?
Já repararam que a gema do ovo é um sol? Que a clara pode ser bem comparada a uma nebulosa?
Já pararam para pensar que o ovo é um símbolo da vida?
Ovos de páscoa são postos por coelhos mágicos...rsrs
O ovo de páscoa na verdade é um símbolo da renovação da vida,o coelho, o símbolo da fertilidade, devido à sua capacidade de procriar rapidamente, por isso os ovos de coelhos.
E não venham me dizer que coelhos não tem ovos, pois se não os tivessem não se reproduziriam, não é mesmo?
Nós mesmos nascemos de ovos...talvez dai falarem da tal cegonha.
Ovos são ao mesmo tempo frágeis e fortes...tentem por exemplo, tomar um ovo entre as mãos, e, com as duas pontas encaixadas nas palmas, emaga-lo.
Vão descobrir que é muito difícil chegar a esse objetivo.Mas se o fizerem com o ovo em outra posição, não encontrarão dificuldade para realizar o esmagamento do ovo.
( atenção, estou falando dos ovos de galinha, não tentem essa experiência com outro tipo de ovos, pois com certeza será extremamente dolorido para o dono dos mesmos.)
Não existem animais que não nasçam de ovos...aves, répteis, anfíbios, peixes e mesmo os mamíferos tem isso em comum. A diferença é que os mamíferos não botam ovos,a gestação se dá no útero, protegido do mundo exterior.
Aliás, via de regra, todos nós somos fruto de três ovos...