Os Come-água

Os Come-Água

Jorge Linhaça

Em todo lugar que eu conheço as pessoas bebem água, bebem por que têm sede, água de bica, água mineral, com gás e sem gás, água de torneira, água filtrada, água fresca, água gelada ou mesmo natural.

Em todos lugares menos um, onde descobri que uma certa tribo resolveu ser diferente e comer água.

Tudo bem que é a água que passarinho não bebe...mas, comer água?

Fiquei aqui matutando de onde tiraram essa "gíria" local, afinal mesmo a tal água que passarinho não bebe é sorvida a goles, portanto bebida. Até por isso qualquer produto desse tipo é assim chamado.

Claro que como escritor , gosto de exercitar a imaginação pois se perguntar a alguém dificilmente terá uma resposta que não seja aquela que o personagem de Selton Melo, no filme "O Auto da Compadecida" ( Chicó , se não me falha a memória ) dava sempre que não tinha como responder...ou seja...Não sei, só sei que é assim...

Dando tratos à bola lembrei-me de uma outra célebre frase muito usada em vários pontos do nosso País..." Fulano não bebe, come com farinha".

Daí talvez venha a explicação tão desejada, já que nesta região a mesma tribo raramente dispensa uma farinha como alimentação, nada mais lógico do que, conscientemente tenham incorporado e sincopado as duas expressões : "água que passarinho não bebe" e "come com farinha", originando-se assim o popular comer água.

Coisas de Soterópolis, um dia Cidade da Bahia e agora Salvador.

Com essa tribo, porém, a FUNAI não tem que ter qualquer tipo de preocupação pois só faz crescer e se multiplicar estando portanto longe de correr qualquer perigo de extinção.

Salvador, 14 de Fevereiro de 2012