Entendeu!?!

Não! Não entendi, sinceramente, não entendo por que as pessoas usam tanto este " entendeu". Será que é uma interrogação que procede a este vocabulário ou seria um ponto de exclamação? Não sei.

Que função morfológica teria este substantivo ou é um advérbio até poderia ser um provérbio. Não sei!.

Outro dia um amigo ligou pra mim, ara tratar de um assunto do seu interesse. Enquanto ele falava, contei uns tantos "entendeu" Ele nem explicava, ma em seguida perguntava aflito: "Tá me entendendo". Eu apenas gargarejava do outro lado da linha um "hanran". Este meu "hanran" é maravilhoso, nas minhas maiores dificuldades linguísticas de comunicação, ele aparece salvador "hanran".è uma forma discreta de afirmar, dizer SIM ou concordar com o interlocutor sem dizer uma palavra ou o "hanran" é uma palavra?vai saber!?!. É, não deve ser muito diferente deste "entendeu". Porém, pior do que o "entendeu" é o " Tá me entendeno", este então é insuportável. O mais interessante é que este hábito está em todo lugar: da feira livre aos shoppings mais luxuosos da cidade. É uma ânsia geral, todo mundo querendo fazer-se entender, mas parece que ninguém entende nada ou faz de conta que não . "Entendeu"?.

Outro dia parei pra telefonar de um orelhão, telefone público da cidade, percebi que o moço que falava no aparelho tinha ares de preocupado, falava e gesticulava bastante:

- Levei o menino ao medico, entendeu? - dizia ele. O cara cobrou uma fortuna, ta me entendeno, isto é um absurdo. Entendeu?

Pela melodia que soava, para cada expressão era possível pontuar de uma forma. Entretanto em nenhum momento percebi ele explicando alguma coisa difícil de se entender. Seria um vício e linguagem? Um hábito regional? Quem sabe!. As vezes sinto a minha capacidade intelectual sob duvidas, quando estou conversando com alguém e a pessoa no meio do seu discurso:

- Estava a fim de assistir àquele filme, entendeu? Mas o ingresso estava muito caro, entendi. Então eu desisti e fui tomar um chopp. Ta me entendeno?

Eu simplesmente , fico sem saber o que dizer pois não tinha nada ali para ser entendido. Daí eu prefiro o meu "hanran" pra rebater a responder:entendi muito melhor, principalmente, por que foi explicado mesmo. E, eu continuo não entendendo nada. Entendeu...?

PORTO ALEGRE EM 1994.

JAILSON MERCÊS
Enviado por JAILSON MERCÊS em 14/02/2012
Código do texto: T3499521
Classificação de conteúdo: seguro