O PODER DA AUTO ESTIMA

Quantas pessoas conhecemos que todos os dias estão reclamando da vida? Com certeza centenas. Mas se pararmos para observar a grande maioria reclama de tudo na vida:

Reclamam do emprego, do salário baixo, do chefe, do preço da gasolina, reclamam dos políticos,etc e etc.

No Brasil isto é natural que aconteça, o que não podemos considerar natural são as pessoas que reclamam da vida em seu sentido mais amplo, se sentem tristes com o sucesso dos outros e ainda falam mal de todo mundo.

Isto se torna preocupante quando todas estas lamentações vêm acompanhadas de "dores", dor de cabeça, dores nas pernas, dores na coluna, enfim uma série de doenças vêm neste mesmo "pacote" ,

ou seja, são os chamados sintomas psicossomáticos aqueles em que a mente atua sobre o corpo gerando sintomas desagradáveis.

Este tipo de comportamento muitas vezes podem ter como

consequência diversas síndromes tais como: A síndrome

do pânico, o transtorno bi-polar e também a depressão que atualmente é tão comum, estas são conhecidas como "dores existenciais". O trabalho de "cura" deve partir da própria

pessoa aprendendo a filtrar seus sentimentos e pensamentos que sem dúvida estão gerando uma queda profunda de energia, e esta energia é vital pra todos nós, e quando ela diminui nossa vida entra em caos emocional, mental, espiritual e também físico.Portanto quando sentirmos esta queda de energia vital devemos parar para refletir e filtrar nossos pensamentos e assim buscarmos pensar somente em coisas boas e que nos agradam para que a partir destes bons pensamentos possamos gerar novos e bons sentimentos e então estaremos buscando um equilíbrio para estas questões existenciais.

Muitas pessoas passam a vida toda tentando encontrar a tão sonhada felicidade como algo utópico e se esquecem de valorizar os

pequenos e constantes momentos de alegria experienciados no cotidiano e muitas vezes passam despercebidos na espera

de um momento perene de felicidade. A vida não é composta de felicidade eterna, todavia a grande maioria das pessoas

não sabem disso ou fingem que não sabem e passam a vida lamentando um amor não correspondido, um matrimônio fracassado,

reclamando de doenças e outras lamentações.

Manter um foco, um objetivo de bem estar existencial ter atenção sobre nossos pensamentos e sentimentos se faz fundamental para nossa qualidade de vida, devemos manter também uma disciplina de atenção no que tange à nossa saúde física através de uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e cereias. Uma noite de sono bem dormida é imprescindível para a saúde física e mental e ainda não podemos esquecer de realizar uma atividade física ao menos três vezes por semana como recomendam os médicos.

Devemos nos tornar vigilantes, pois nossa auto estima é o ponto de equílíbrio de nossa existência e bem estar, se nossa

auto estima estiver baixa com certeza a energia vital está diminuindo e pode ser perigoso. Nosso sol interior deve

estar brilhando com todo vigor para que enxerguemos um norte para seguirmos adiante vivendo a vida com toda felicidade que merecemos e para a qual fomos criados pelo Grande Arquiteto do Universo, nosso Deus.

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 16/02/2012
Código do texto: T3503267
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.