A ESCOLA E A ARTE

José Ribeiro de Oliveira

A construção de uma sociedade começa na escola. A construção do cidadão também se inicia na escola. A iniciação pra vida começa na escola. O conhecimento tem a escola como centro de difusão. A personalidade e o caráter do indivíduo são influenciados e formados com a participação da escola. A sensibilidade humana é aflorada quanto mais a escola trabalha os fundamentos disciplinadores das relações interpessoais e exorta à prática da solidariedade, do respeito e da confiança entre as pessoas, assim promovendo a harmonia e a estabilidade social. A realização pessoal e profissional da pessoa humana tem a escola como base e caminho para alcançá-las. É na escola que se forma o cidadão, consciente do que representa no corpo social. A escola é centro de conhecimento e de descobertas das aptidões, dos talentos e das vocações. É na escola que se aprende a pensar, que se adquire o saber, que se aprende e se desenvolve a verdadeira arte de conviver. É na escola que se experimentam as emoções, as sensações, que se conhece e se aprende a suportar as decepções. Em fim, é na escola que se conhece a si mesmo, que de concebe a emoção de chorar a sorrir. A arte é a atividade humana que, explorando o talento e a imaginação, cria o belo, o excepcional, o incomum, a própria arte. A arte na escola, a escola e a arte, uma da outra faz parte e juntas devem caminhar. É a escola o nosso primeiro mundo, o nosso segundo espaço telúrico, o lugar melhor para promover o desenvolvimento humano através do conhecimento, a molo propulsora de toda a arte.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 19/02/2012
Reeditado em 24/08/2012
Código do texto: T3508183
Classificação de conteúdo: seguro