O ego

Não existe maior complicador e vilão na nossa vida, que o nosso "ego"...Ele é indutor de grande parte das nossas atitudes não refletidas e nefastas, que acabam por nos prejudicar de uma maneira profunda e às vezes definitiva. Tudo o que pensamos e realizamos passa pelo seu parecer julgador, umas vezes de forma consciente, outras vezes sem darmos por isso. Ele é responsável por uma espécie de cegueira da mente e da boa ponderação, que nos inibe de raciocinar em nosso proveito...é um fator torpe e primitivo. Por que será que ele existe?!?...Só para nos complicar?...Para que tenhamos de achar uma forma de o driblar e ultrapassar?!?...Talvez...Afinal, não faz muito sentido que todos nós tenhamos essa dificuldade, à partida, se não houver um propósito de crescimento e aperfeiçoamento para a nossa espécie...O que nos faz ver, sentir e desejar as coisas através do nosso próprio umbigo, sem recurso a uma visão mais profunda e real? Muitas vezes o que parece prazeroso, seguro e fácil no momento, se manifesta depois como profundamente errado e com resultados muito comprometedores para nós e para os que estão à nossa volta... Vejamos dois exemplos concretos...o "enriquecimento ilegal" e a "corrupção"...Eles são facilmente instrumentalizados pelo "ego" das pessoas, que desejam obter lucros fáceis e imediatos, sem medir consequências a médio e longo prazo...Outro exemplo...a nossa mania cega de acharmos que "somos melhores" do que os outros, "superiores" e manifestamente mais "desejáveis"... Os outros estão quase sempre errados e nós, somos "senhores absolutos da verdade", que domina o mundo...uma tremenda estupidez e incapacidade de lidarmos com o nosso "ego"centralizador. Como ultrapassar isso?...É complicado, todos sabemos. Como evitar essa situação, numa sociedade competitiva e profundamente marcada por interesses económicos capitalistas, onde os valores morais estão cada vez mais a perder peso?... Acho que só nos resta a nossa própria consciência, moderadora e ativa, para tentarmos derrotar esse "dragão", que mora dentro de nós...Sem a certeza de vencermos essa batalha, mas com o propósito de aumentarmos significativamente essa possibilidade e também, a nossa "qualidade de vida"...

Mongiardim Saraiva
Enviado por Mongiardim Saraiva em 19/02/2012
Reeditado em 28/09/2020
Código do texto: T3508204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.