Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tempo de Piracema.

               É tempo de piracema! No Rio Paraná os esforços são grandes para preservar a desova dos peixes e manter uma determinada quantidade de indivíduos, fazendo com que aumente e não diminua. Moradores, pescadores, pessoas das comunidades à beira do rio estão mais conscientes e estão ajudando a Polícia Ambiental através de denúncias sobre pesca neste período, o qual é proibido. 
               É um grande avanço, pois precisamos preservar o ambiente e os nossos rios, não somente protegendo a desova dos mesmos, mas replantando e conservando a mata ciliar, a mata que fica à beira dos rios, impedindo que detritos invadam o leito, protegendo as margens. Mas também é necessário que uma parte desta mata possua árvores frutíferas, pois assim, os frutos muito maduros caem no rio, servindo de alimento aos peixes.
               Pesca esportiva torna-se uma realidade cada vez mais necessária, e a produção de peixes se faz necessária através de tanques-rede, onde os peixes são criados em tanques com revestimento de telas no próprio rio. É a melhor forma de proteger a quantidade de peixes de um rio, já que o mesmo é motivo de turismo, e sem peixe para pescar, não há como haver esta atividade. Por isso a pesca esportiva é necessária, neste caso o pescador fisga o peixe e logo em seguida solta-o. 
               Os preços dos peixes no mercado são altos, diferentemente do gado, a pesca ainda é uma caça, e se for revertida esta situação, já que o Brasil possui muitos rios e milhares de pontos adequados para tanques-rede, se esta produção fosse adiante, haveria mais oferta no mercado e conseqüentemente abaixaria o preço do peixe, tornando a alimentação mais saudável, inclusive.
               Preservar e buscar novas alternativas para convivência harmoniosa entre seres humanos e natureza, caso contrário, a natureza dará um jeito de eliminar os intrusos. Pense nisso, preserve e consuma produtos em harmonia com a natureza.

 

Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 18/01/2007
Código do texto: T350840
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Marcelo Torca
Paulicéia - São Paulo - Brasil, 48 anos
1170 textos (493161 leituras)
1620 áudios (165557 audições)
447 e-livros (332100 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/09/20 21:21)
Marcelo Torca

Site do Escritor