CANSAÇO E SATURAÇÃO


Imagem - Google

 
No dia 18 de novembro de 2011 foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que criou a Comissão da Verdade. Dilma chegou a dizer que aquele 18 de novembro entraria para a História. “É o dia em que comemoramos a transparência e celebramos a verdade”. Além disso, elogiou o Congresso por ter votado a favor da Comissão da Verdade. Só que até hoje essa Comissão ainda não conhece sequer nenhum integrante (quando efetivamente criada, será composta por sete membros), e muito menos o dia 18 de novembro entrou para a História. A presidente tem encontrado sérias dificuldades para montar tal Comissão e as informações vindas do Palácio do Planalto são de que nem os primeiros passos foram dados. O que me deixa intrigado é o fato de saber que foi imposta uma mordaça sobre o assunto nos auxiliares da presidente. Ninguém pode comentar nada. A criação de algo assim, onde a verdade seria a estrela principal, é digna de elogios. Mas, como tudo o que se pretende que venha a ser sério neste país, corre o risco de ficar no papel. Com isso, o dia 18 de novembro de 2011 ficará aguardando pacientemente o dia em que entrará para a História e os abutres continuarão voando livres.  
 
Em compensação, aquilo que é vergonhoso e acintoso para com as pessoas de bem, é votado e aprovado em questão de segundos. Vejamos o caso das escolas de samba do Rio de Janeiro. Dez delas são ligadas ao crime. Mesmo assim as escolas receberam R$ 29,8 milhões, entre patrocínios e convênios com Petrobrás, governo do Estado e prefeitura. Entre as beneficiadas, sete são controladas pelo jogo do bicho, duas têm suspeita de ligação com milicianos e uma mantém relação com traficantes. Isso é o que mostra um inquérito civil do Ministério Público do Rio de Janeiro, que investiga repasses e recursos públicos para as 13 agremiações. A investigação foi motivada pela falta de fiscalização adequada na aplicação dos valores e prestações de contas consideradas insuficientes. Saber que a “nossa” Petrobrás subsidia escolas de samba comprometidas com o crime é revoltante. Saber também que esses subsídios contam com a participação e incentivo da prefeitura do Rio e do governo do Estado torna a situação ainda mais comprometedora e nojenta.
 
Enquanto isso, a custos exorbitantes, caminham as obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A Itália, um pouco mais sensata do que o Brasil, retirou sua candidatura para sediar as Olimpíadas de 2020, em razão da crise econômica que se abate sobre o país e quase todo o continente europeu. Tal fato não ocorrerá por aqui, haja vista sermos um país rico e bem dotado de redes de ensino e hospitalares, além de sistemas de transporte eficientes, com rodovias de primeiro mundo, ferrovias rapidíssimas e aeroportos bem dimensionados.
 
São tantos os descalabros e fatos escabrosos que acontecem no dia a dia deste país que, por vezes, dá vontade de desistir. Mas temos que seguir em frente, tentando sempre o melhor, como por exemplo, a Lei da Ficha Limpa que parece ter sido mesmo aprovada e já vai valer para as próximas eleições, tornando inelegíveis muitos políticos pilantras, já condenados por órgão colegiado. Demorou muito para que isso acontecesse, o que levou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto a declarar: “Essa lei (da Ficha Limpa) é fruto do cansaço, da saturação do povo com os maus tratos infligidos à coisa pública”. Ele votou a favor da aplicação da lei.  
 
 
 ******
 
Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 20/02/2012
Código do texto: T3508885
Classificação de conteúdo: seguro