"O PONTO DE ÔNIBUS"

"Já se disse que as grandes idéias vêm ao mundo mansamente, como pombas. Talvez, então, se ouvirmos com atenção, escutaremos, em meio ao estrépito de impérios e nações, um discreto bater de asas, o suave acordar da vida e da esperança". (Albert Camus)

O prédio onde moro é próximo a um ponto de coletivos municipais. Para entrar no hall do edifício, tenho que obrigatoriamente passar por esse local, que na maioria das vezes, está abarrotado de pessoas, todos na espera do veículo que irá levá-las ao seu destino. Indivíduos calados, aparentemente tristes e cansados. Forma-se um aglomerado de pessoas no local, diferentemente de outras localidades, na minha terra não se criou o hábito de organizar filas para esse fim.

Indivíduos de baixo nível sócio-econômico, geralmente trabalhadores do comércio e empregadas domésticas. Olhares tristes e ansiosos aguardam o ônibus que os levará até suas moradias, todos em busca do descanso da labuta diária. Nos momentos que antecedem o embarque, muitos aproveitam a oportunidade para consultar o telefone celular.

Os diálogos são raros, salvo quando aparece um casal de namorados, ou grupo de alunos. Contudo, os pensamentos, por certo, fervilham, contendo sonhos e esperança de dias melhores. Talvez um carro, casa própria, emprego melhor, ou talvez o amor de sua vida. Outro dia, tive dificuldades para fechar o portão da garagem,onde coloco meu carro. Bastou pedir ajuda no ponto de ônibus, logo apareceram duas pessoas querendo ajudar, um velho e um rapaz. Assim, em pouco tempo consegui resolver o problema do cadeado emperrado.

As pessoas de modo geral são de boa índole, como aquelas que gentilmente me ajudaram. Os maus são poucos, mas aparecem mais, dando a falsa impressão que são a maioria. Para mim, o mundo caminha, mesmo que lentamente no sentido do verdadeiro progresso. Aos poucos, as coisas vão chegando aos seus devidos lugares. Portanto, não sou pessimista em relação ao destino da humanidade.

As dificuldades associadas às drogas, violência, miséria, ecologia e outras mazelas da atualidade serão superadas. Talvez, para tanto, seja necessário uma grande catástrofe, com sacrifício de milhões de pessoas. Ou melhor, quem sabe: a compreensão real de nosso papel nesse mundo venha naturalmente, "mansamente, como pombas" e daí a consequente evolução.

Infelizmente, até hoje os “saltos” da humanidade foram à custa de muita dor e sofrimento. Haja vista, as grandes guerras mundiais, que trouxeram horror e destruição, mas também fizeram com que o Homem desenvolvesse mais. Esperamos que desta vez, ao contrário, verifique-se uma mudança para um patamar superior, sem maiores traumas. A expectativa é enorme pela chegada do COLETIVO ESPECIAL que todos teremos que embarcar, sendo ricos ou pobres, cujo destino depende única e exclusivamente de nós...!

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 21/02/2012
Reeditado em 23/02/2012
Código do texto: T3511119
Classificação de conteúdo: seguro