SOU PORTELA, MAS, A MANGUEIRA... - Mini crônica

No Rio sempre fui e continuo Portela, mas, ontem, como poderia não ter ficado arrepiada até a medula com a bateria parada da Mangueira e a escola inteira embalada pelo som de 70.000 pessoas cantando o seu samba-enredo? Coisa inaudita,a velha Mangueira nos trás sempre uma nova lição e a deste ano foi das maiores.

Não te sintas enciumada, minha Portela. Eu não sou sambista, não saberia, de jeito nenhum, fazer o samba que nosso bem-amado Paulinho da Viola fez, em tua homenagem, para te compensar do fato dele mesmo, Paulinho, ter anteriormente feito um samba para a Mangueira.

Não te sintas enciumada, minha Portela. Continuas a ser a minha escola e permaneço a sonhar com um campeonato que seja teu e só teu. Ainda que, mais uma vez, não o seja neste ano, continuarei a te ser fiel daqui, de Sampa, daqui, à distância,sempre, distância no sentido geográfico, que eu sempre junto e dentro de ti pelo coração.

P.S. Aqui em Sampa, como corintiana, sou Gaviões; pela minha paixão pelo azul e branco, sou Nenê.

P.S. 2. Neste momento, um grande horror me percorre, aqui em Sampa, vendo a ação de torcedores vândalos de algumas escolas, iniciada antes do término da apuração e da escolha oficial da escola campeã, um caos ainda sem solução. Horror e vergonha inomináveis. O carnaval de São Paulo acabou antes da hora de acabar.

São quase 23 horas e ninguém sabe qual é a campeã.

Na manhã de 21 de fevereiro, terça-feira de carnaval; no entardecer e na noite do mesmo dia.