Fazer o quê com uma Terra bêbeda?

"What shall we do with a drunken sailor early in the morning?” (“O que faremos com um marinheiro bêbedo cedo pela manhã?) é o estribilho de uma canção marinheira do início do Século 19. Cheia de ginga, era usada para marcar o ritmo de trabalhos a bordo que necessitavam um grande número de pessoas. No início do Século 20 voltou a ser cantada por marinheiros ao redor do mundo, tornando-se uma canção universal. Franz Eugen Helmut Manfred Nidl, que ninguém conhece por esse nome, também a gravou e virou mais sucesso.

O tal do Franz tem outro nome artístico: Freddy Quinn e gravou dezenas de discos, a maioria de canções marinheiras, em alemão, mas também muitas em inglês, inclusive algumas “countries” bem conhecidas. Minha mãe era bem fã dele e era divertido ouvi-la dizer que as músicas que ouvíamos só falavam “amor, amor, amor”. Exatamente como as gravadas por Freddy! Acho que ela morreu sem acreditar que quando ele cantava que sentia saudades de St. Pauli, referia-se ao bairro da cidade de Hamburgo onde fica a Reeperbahn, uma das maiores zonas de meretrício do mundo. Saudade de marinheiro!

A canção voltou-me à memória não por causa de minha mãe ou do Freddy; volta cada vez que vejo o que estamos fazendo com nosso pequeno, quase insignificante planeta. Insignificante frente à grandeza do Universo, mas nossa única chance de sobrevivência. Para nós, raça humana, e mais alguns dos bilhões de seres vivos das algo como oito bilhões de espécies que se calcula existirem na Terra – sem contar as bactérias e os vírus.

A Terra está bêbeda! Bêbeda com nosso descaso. Cambaleante com as cordilheiras de lixo que produzimos na crença de que o problema acaba quando o caminhão passa e o recolhe.

A Terra está bêbeda, vomitando suas entranhas pelas encostas descuidadas. A Terra está bêbeda, tossindo seus pulmões pelos escapamentos e chaminés. A Terra está bêbeda, asfixiada pelo plástico da vergonhosa comodidade dos egoístas que a povoam.

A Terra está bêbeda e sedenta das águas dos rios que empestamos e da chuva que não consegue absorver por estar coberta de concreto e asfalto.

O que faremos com uma Terra bêbeda no alvorecer de seus dias?