Não discuto política

“Política”, você diz, “não quero nem saber”. Mas há tantos que querem saber, sim, e ocupam espaços que talvez você pudesse ocupar. E fazem o que querem contando com sua concordância, mesmo que discorde em silêncio: sua omissão é o “sim” que precisam e muitos deles preferem. Não discute política, pois ela só traz discórdia, mas reclama do preço do pão e das condições das estradas. Você, de certa forma, é o personagem criado por Brecht: o Analfabeto Político, que “não fala, nem participa dos acontecimentos políticos, e não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem de decisões políticas”.

Não gosta dos políticos, mas se vangloria se um deles se acerca de você. Ri de suas piadas mais infames e volta e meia aplaude suas demagogias, mas acha que ele está errado em gostar do poder e de ser adulado.

Aponta o dedo acusador para as falcatruas e os desmandos, mas não hesita em subornar o guarda, furar a fila, sonegar impostos, estacionar em vagas para as quais não tem direito. Engana o patrão, aquele que lhe provê o pão em troca de seu trabalho, mas vocifera contra os políticos quando estes fazem a mesma coisa.

Diz que são mentirosos, mas admira os demagogos que levam multidões com sua hipocrisia e sua forma chula e paternalista de fazer política. Venera os aproveitadores da miséria, mas quer que os outros sejam paradigmas de honestidade.

Enoja-se com a política, mas passa horas a tentar impor seus pontos de vista – quaisquer que sejam - entre os colegas, amigos, em casa, muitas vezes sem ouvir as opiniões e razões dos outros. Discute e briga ao invés de debater e parece não saber que o debate é a base da democracia.

“São todos iguais”, você diz, e nisso você acerta: são iguais a você, que, com seu voto ou sua omissão, ajudou a colocá-los onde estão. São iguais a você, iguais a mim, iguais a nós. Fugir do debate político é a melhor forma de serem, apenas, mais iguais aos nossos maiores defeitos no lugar de serem o retrato de nossas virtudes.