QUANDO É O CARNAVAL

QUANDO É O CARNAVAL?

Como tudo na terra há um inicio e fim. Há de se dizer hoje que o pais do futebol de outrora, quando grandes craques simbolizavam os jogadores brasileiros e que deixaram saudades em todos nós que orgulhava-nos de dizer em competições internacionais: somos brasileiros, os melhores do mundo. É! Até hoje não sabemos da existência de mundos paralelos e também se existindo. Gostem de futebol.

Mas a historia se renova ou apraz e o destino continua nos premiando com um titulo de grande valia. Esse, com certeza não perderemos, ou seja: SOMOS O PAIS DO CARNAVAL. Muito embora os baianos tenham estendido o carnaval para 365 dias ao ano é que eles mudaram os ritmos do samba e das marchinhas que faziam as nossas alegrias por uma musica elétrica e pra lá de agitada chamada axé. Até hoje eu não entendi como um carnaval tão bom como o nosso se transformou simplesmente em um trem elétrico com músicos tocando e cantores entoando para uma multidão espremida entre suores, urina, pulando sem parar e à mercê das intempéries da natureza ou da violência urbana incontrolável com a qual jamais aprendemos a conviver .

Que saudades dos carnavais em nossos clubes sociais, de nossas bandas, do perfume das meninas que incendiava os salões de amor e sonhos... Enfim, era deveras organizado, até mesmo no encantamento e na religiosidade. Hoje, por exemplo, seria quarta feira de cinzas. Não existe mais! Pois daqui a algumas horas vai começar uma micareta em algumas cidades brasileiras e, se o carnaval é três dias de folia, obviamente o termino desse será na sexta e assim teremos o sábado de cinzas e sucessivamente todos os dias da semana o pároco de alguma localidade deverá estar prevenido para celebrar a missa do perdão pelos pecados cometidos na festa da carne e, haja paciência e força para agüentar tanta balburdia que tomou conta da nossa sociedade. Será que nos tornamos uma nova Sodoma e Gomorra? Dizem que os tempos voltam, eu não sei!

Mas a verdade é que temos o carnaval e os carnavais, todos nossos, apenas um pouco diferente. É que os satélites chamados de micaretas não têm o glamour do samba e nem a magia dos verdadeiros foliões e só servem para enriquecer a espertos empresários e deixar perdas nas hordas familiares.

E se vocês me perguntarem quando é o carnaval, eu vou responder: Não sei quando, onde é, quando ou será que ainda existe?