TESTE DO PEZINHO

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Quanto vale uma pisada? Pra começo de conversa, depende. Há quem pise sempre um tapete vermelho, como há quem pise abrolhos. Por isso, é preciso abrir os olhos. Uma pisada, num ônibus superlotado, pode custar um ai... E quem daria um real pela marca de um pé descalço, na calçada, numa trilha ou na praia antes que as ondas a desfaçam? Esta é uma imagem de como, fugazes, vão-se as nossas marcas deixadas na areia e não na rocha. Construções de gente mais abastada andam desmoronando por aí...

Antiga unidade de medida de comprimento, um pé equivale a 12 polegadas, ou seja, 33cm. Deixando de lado o seu significado na gíria, pegada é como pisada: vestígio, sinal, pista, rasto que o pé humano ou a pata do animal deixam no solo, conforme o tamanho das passadas. Ah, pegada é também o lance em que o goleiro impede que a bola entre na rede, apanhando-a nas mãos. E não nos pés... Talvez esse jogo de linguagem sirva para significar espírito de corpo, entre goleiro e demais jogadores, através do diálogo das mãos com os pés, da ação e reação, em suma, de movimentos sincronizados.

Pisada corresponde também a andadura de cavalo. E tem a ver com ritmo, diapasão, andamento. Quando a dança está boa, nessa pisada a gente vai até o amanhecer. Por vezes, as pegadas do ladrão proporcionam a chave para esclarecer o crime. Outras vezes, à semelhança de um pichador, a pessoa faz questão de deixar a marca de seu calçado, hoje em dia em geral tênis, no cimento fresco da calçada. Que nem um jogador de futebol. Ou artista de Hollywood. Quanta estrela na calçada da fama... Eu, por mim, valorizo os pés de quem anda fazendo o bem por aí. Consta, na Capela da Ascensão, em Jerusalém, a marca dos pés de Jesus cravada na rocha.

Finalmente, que o teste do pezinho “se difunda sobre a terra”, para todos os bebês. É bom começar a vida com o pé direito, isto é, em condições de uma boa caminhada pela vida afora. Quanto ao valor de uma pisada...

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 24/02/2012
Código do texto: T3517869
Classificação de conteúdo: seguro