De nariz empinado

Madame sai do carro como se desembarcasse de uma nave espacial em um planeta habitado por vermes distituídos de cérebro e civilidade. Se pudesse, pisaria neles como se fossem tapetes. Servem apenas para servi-la. O executivo, em seu terno bem cortado, mantém o olhar fixo para frente enquanto caminha, sem possibilidade de olhar para os lados. Olhar fixo, andar firme, objetivo claro. Os que gravitam ao seu redor não passam de satélites insignificantes. O político tinge o cabelo, manobra nos bastidores, faz absolutamente qualquer negócio e depois “aceita” a cadeira que lhe foi “imposta por pressão dos companheiros”, cadeira que lhe dá poder que usa sem qualquer escrúpulo. O pregador se dedica a assustar os fiéis com as tentações do “Inimigo” e diz que ele está presente em qualquer ocasião, especialmente nas pessoas que professam outra crença, mas ele tem o poder e os expulsa todos.

O ser humano, como espécie, é megalomaníaco, egocêntrico e sem nenhum senso de realidade. É incoerente: faz de tudo para sobreviver como indivíduo e nada para preservar a espécie. Tem o dom de transformar fantasias em verdades incontestáveis e, para tal, reescreve a história à imagem e semelhança de seu egocentrismo. Julga-se o rei da criação e ceifa a vida de seu reinado.

Se o homem parasse para se localizar no Universo, talvez mudasse um pouco: o Universo tem 200 bilhões de galáxias com 2.000 bilhões de bilhões de estrelas visíveis, e a Via Láctea, que é uma das menores galáxias, tem 100 bilhões de estrelas, uma delas é o Sol, uma insignificante estrela anã entre 100 bilhões, muitas delas milhões de vezes maiores que ele. A Terra é um planeta de tamanho médio que gira ao redor dessa estrela anã e ela comporta 8,7 bilhões de espécies, dos quais uma é a espécie humana, que conta com sete bilhões de indivíduos. Nisso tudo, a madame é o que, mesmo?

E o homem acredita que tudo foi criado só para que ele existisse e se impusesse e usufruisse e ainda acha que sua religião é a única certa, seu país é o correto, suas ideias são as melhores Pó das estrelas.... Falta muitíssimo para chegar a sê-lo.

E tem gente que anda de nariz empinado!