Como sobreviver à adolescência?

Secretaria de Saúde revela que adolescentes estão engravidando e pegando doenças em novo 'trenzinho'. escrito por Pedro Motta Lima.

Pensei que já tinha ouvido de tudo... mas, acho que estamos voltando na história,como sempre... ciclos históricos nos relembram momentos de extrema liberdade que inevitavelmente acabam em libertinagem. E as conseqüências são sempre desastrosas para a sociedade como um todo, muito mais para aqueles que não conseguem sobreviver a fase da adolescência.

Infelizmente, os jovens atraem para si situações que nem sempre, podem ser revertidas porque sentem necessidade de participarem do grupo, assim é com o cigarro, as drogas, a bebida, o sexo e o suicido. Este último, escondido da sociedade, por razões que não consigo compreender. Pois a incidência de suicido entre os adolescentes é enorme, maior que as causas de mortes infantis ou de algumas doenças. Não sei ao certo esse número, mas sei que a sociedade nega a existência desse fato, não publica e não diz a razão.

Neste caso em particular, os Bailes Funks, levados pela música e pelo desejo de colocar para fora toda a sua energia, em busca da liberação de si mesmo, até para provar aos outros que ele é superior, ou que, no mínimo é semelhante ao grupo, o jovem, se expõe a tudo que o grupo prega como "verdade" .

Alguns, voltados para a religião, ainda conseguem superar sem grandes riscos físicos essa fase, mas existe a "bitolação" mental, que em nada é menor no dano, porque se não souberem discernir entre o "real" e o "ilusório" impostos pelos dogmas deste ou daquele grupo, ficará "marcado" para sempre também.

Subjugados em sua inocência e pelo desejo incontido de ser o "dono do mundo" comuns nessa idade, ficam à mercê de educadores e instrutores, que acredito, até tem bons propósitos e acreditam eles, verdadeiramente, que estão ajudando seus semelhantes mas, quando isso tudo vem junto com o subjetivismo da interpretação de alguns grupos...o dano sempre é maior. E pior que a doença do corpo é a doença da alma, é a prisão mental.

Contudo, a sociedade como um todo, deveria, em tese, depois de alertada para tais fatos , providenciar meios para que seus filhos não sofram tais assédios, ... mas pergunto, como?

12/03/2001 - 03:19h

Rosy Beltrão
Enviado por Rosy Beltrão em 30/11/2004
Código do texto: T352