ITAPOÁ – SANTA CATARINA. PRAIA LINDA

ITAPOÁ – SANTA CATARINA. PRAIA LINDA

Desloquei-me de Curitiba para uma praia catarinense. Um lugar lindíssimo, que é de encher os olhos. Não só com a beleza do oceano, mas também a quantidade de flores de várias espécies. Dentre elas, o hibisco. Existe na maioria das residências e até pela rua é comum ver uma pequena árvore daquela cheia de flores amarelas, brancas, lilás, vermelhas, rosas e provavelmente outros tons que deixei de ver. Refiro-me à praia de Itapoá, no Estado de Santa Catarina, que fica próximo à divisa do Paraná.

Se fôssemos perguntar: onde estão essas maravilhas, ou seja, esses belíssimos hibiscos? Seria mais fácil perguntar, onde não estão, por tem em todas as partes.

Ao passear pela orla pude observar que turistas de vários lugares do Brasil se aglomeram ali. Pude perceber que havia visitantes de outros países, principalmente do Paraguai, Uruguai e Argentina.

Ao passar pelas pessoas se divertindo naquele local, ia pela beira da praia, depois u pouco mais pelo fundo, comecei a falar com a Gabrielle Nunes minha netinha de 7 anos que também faz poesias: Veja filha. Aqui podemos observar que tem uma poesia em cada onda, cada espuma, no barulho do mar... Ela continuou meu pensamento e disse:

- Em cada onda que se quebra. Lá no horizonte vejo uma ilha. Olho pra cima vejo as nuvens, as gaivotas voando por cima de nós. Elas nos saúdam com seu canto... e fazia o som imitando aquelas aves (onomatopéia).

Esse momento pra mim foi muito feliz e emocionante, porque na simplicidade de uma criança pude sentir a emoção de uma poesia. Como se diz no Sul: “Não querendo puxar brasas para o meu assado”. Tenho outros netos que são bênçãos de Deus, mesmo ainda todos crianças, não percebo em nenhum dos outros o interesse pela poesia. Uma quer ser advogada, outra veterinária, mas quando se trata de algo poético, fogem.

O que eu gostaria de deixar registrado aqui. O Brasil tem muitos lugares lindos. Não entendo como há tantos brasileiros que fazem questão de conhecer outros países e não conhecem um quarto do nosso. Sempre digo que meu grande sonho é uma viagem pra Israel. Sinto que essa Terra abençoada me espera, mas primeiro quero conhecer o Brasil, que é meu país. Conhecer principalmente nossos principais pontos turísticos.

Aí está uma sugestão. Que tal abraçarmos essa idéia?

(Christiano Nunes)