QUAL O MAIS DIFICIL?

QUAL O MAIS DIFÍCIL?

Amar ou ser amado?

Pelo politicamente correto (até nisto), diria o outro, ser amado.

Mas aí se tange a questão.

Amar e ser amado são a mesma coisa do que saber amar e saber ser amado?

Partindo-se também do princípio de que o politicamente correto ou incorreto são só máscaras para denominar o que sempre chamamos de falta de um motivo mais claro para dizer ou fazer as coisas, o que resta?

A dúvida do ser humano em simplesmente amar ou saber amar.

Ou entre ser amado e saber ser amado.

E isto fica claro porque na maioria das vezes temos certeza absoluta de que amamos, mas não conseguimos entender porque não sabemos amar.

O mais difícil, entretanto está no entre ser amado e saber ser amado.

E está justamente no saber ser amado que está a maior dificuldade do ser humano.

Porque ao se saber amado, logo vem a idéia de que está tudo bem, e pronto!

Mas porque depois perder esse amor?

Talvez e quase sempre, por não ter conseguido saber ser amado.

De nada adiantou quem sabe e talvez até, ter sabido amar.

Só que não soube ser amado.

E não vamos ficar aqui discutindo o sexo dos anjos para se saber a que tipo de amor se pode aplicar essa regra.

Afinal de contas, amor é todo e qualquer amor.

E sendo qualquer amor um amor, deve-se saber amá-lo e por ele também saber ser amado.

Se ainda estiver restando alguma dúvida, façam-se duas perguntas.

Eu sei amar?

Eu sei saber ser amado?

E então?

Pois é!

Um convite. Acesse www.clicnosfatos.blogspot.com

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos, ajrs010@gmail.com