Pensamentos quânticos

O pensamento cartesiano parece estar com os dias contados... Não será mais somente preto ou branco, menos ou mais, positivo ou negativo, etc. O novo modelo, poderá acalentar a esperança de uma nova verdade ou caminho (do meio). Uma espécie de trilha sábia, a ser operada através de um novo elemento: a consciência. Ela teria poderes para modificar, através da escolha, uma possibilidade realizável, agindo sobre um novo elemento da matéria (onda de probabilidade). Conseguiu-se provar que, no modelo atómico conhecido, os elétrons circundantes, saltitam por vezes de umas órbitas para as outras sem uma causa concreta e aparente. Através da experimentação, também foi possível verificar que esses saltos podem acontecer quando a nossa consciência está ativa e os desencadeia, através da vontade. Essas modificações operadas, vieram suscitar uma revisão profunda no conceito de matéria e suas leis. Começou-se a pensar que, tudo aquilo que tinha sido estudado e defendido em tese, poderia estar prestes a ruir ou a transformar-se numa outra verdade. Por exemplo, a nível dos estudos médicos, isso abriu uma possibilidade impactante nos conceitos de alopatia e homeopatia utilizados nos tratamentos, em que este último operaria através do modelo humanizado/consciente. Pensaram então, em criar um modelo que conseguisse operar com (os) dois lados, de uma forma ambivalente. Usando o conhecimento empírico e fármaco da alopatia, em determinados casos mais agudos, mas nunca descartando um acompanhamento ou tratamento homeopático e vice-versa. Afinal, a velha dicotomia entre corpo e mente, espírito e matéria, parece ter tendência a tomar um rumo diferente, mais coerente com as experiências efetuadas, colocando uma alternativa viável a velhos paradigmas e interesses comercias... Através desta nova visão e observação, o mundo e a vida podem acalentar novas esperanças de integração e resolução, mais plenas e viáveis.

Mongiardim Saraiva
Enviado por Mongiardim Saraiva em 01/03/2012
Reeditado em 28/09/2020
Código do texto: T3528836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.