O menino, o Pastor e as codornas*

1

Certo dia, um Pastor ao passear em uma rua de um bairro pobre de uma grande cidade encontrou uma criança segurando uma gaiola com duas codornas dentro. O garoto olhava para gaiola perversamente, sacudindo-a de vez em quando. O Pastor ficou indignado e abordou a criança. “Menino! Os passarinhos vão se machucar! O que você vai fazer com eles?” O menino deu um sorriso malévolo e falou com uma voz mais terrível ainda. “Eu vou levar eles pra casa, vou arrancar as suas patas, arrancar suas asas, furar seus olhos com uma agulha quente. Esse aqui vou arrancar a cabeça com os dentes e depois cuspir em cima do outro! O outro vou arrancar o bico, furar suas tripas e cozinhar vivo bem devagar!”

O Pastor, muito abalado, trêmulo, sacou uma nota de cinquenta Reais da carteira e mostrou para a criança. “Tome menino, me deixa levar essas codornas embora e salvar a vida delas!” O menino olhou zombeteiramente para o Pastor. “Esses passarinhos não valem nada, isso é muito dinheiro pra uma porcaria dessas, deixe eu me divertir!” O Pastor insistiu e a criança acabou cedendo. Ele levou a gaiola com as codornas dentro

2

O Pastor pegou a gaiola e saiu maravilhado. Estava sem idéia para o culto de domingo e achou isso incrível. Iria impressionar todos, estava realmente inspirado. “O Pastor Tomas vai morrer de inveja!”

A idéia era brilhante! Iria levar a gaiola coberta com um pano preto, mostrá-la para sua assembléia e desenrolar toda estória de seu ato heróico. Já tinha vários trechos da Bíblia em mente para usar no sermão! Iria usar a tentação de Satanás, Lucas 4:1-13, como tema central. “Pronto, agora vou deixar a posição humilhante de segundo Pastor e vou tomar conta da igreja, há se vou! Preciso passear mais nesses buracos pra arrumar inspiração!”

3

Mãe da criança: Toninho! Toninho! Conseguiu vender as codornas?

Toninho: Vendi sim mamãe! Ainda consegui cinqüenta Reais, mas tive que dar a gaiola. - Toninho entrega a nota para mãe e lhe dá um beijo na barriga.

Mãe da criança: Ai ai ai Toninho – falou feliz da vida, com lagrimas de orgulho – você inventou aquela estória de novo! Vem cá moleque toma dez Reais. Você é um ótimo comerciante! – dispensou Toninho com uma palmada na bunda – Cuidado, mentir é feio hein!

Dona Glória colocou a nota de cinqüenta no sutiã, e por um instante ficou preocupada. “Meu Deus! Aonde esse menino vai parar? Com uma lábia dessas pode até virar Pastor!” e ficou rindo sozinha.

4

E as codornas?

As codornas depois do culto de domingo, foram parar na casa do Pastor. Onde a filha dele usou-as de brinquedo com seu kit de maquiagem. Não sobreviveram por muito tempo.

* Este pequeno conto é uma paródia de um texto religioso cristão evangélico, "Libertos da gaiola", de autor desconhecido. O texto circula na internet e é muito famoso nos meios evangélicos.