Vida de Cão.

“ O cão é o melhor amigo do homem”. Este é um ditado antigo. Meu avô contava uma história comovente de um cão e seu dono. Era um boiadeiro, dono de um belo canino. Um dia recebeu uma bolada da boiada que vendeu, viajando parou perto de uma matinha para satisfazer necessidades fisiológicas, terminado montou em seu cavalo prosseguindo viagem. De repente o cão parecia agitado e começou a cercar o cavalo parecendo querer morde-lo. O boiadeiro, um sujeito atabalhoado pensando que o cão estivesse “ zangado” precipitou e atirou nele, o cão voltou em disparada e o boiadeiro galopou atrás para acabar de mata-lo. O cão entrou onde o seu dono fizera necessidades fisiológicas, ao chegar o boiadeiro deparou com uma cena comovente: o cão acabava de morrer com às patas encima da burra de dinheiro que ele esquecera naquele local. Meu avô contava como um acontecimento real, a não ser que ele queria provocar comoção nos netos.

No filme, Lula...O filho do Brasil, aquela cena de dona Lindu retirando do sertão agreste em um “pau de Arara,” e o cachorro da família correndo atrás do caminhão, ali já mostrava o termômetro emocional do filme.

Um dia desses num programa de televisão mostravam vídeos das maldades que fazem com esses pobres caninos. Levam para muito longe e os soltam às margens das rodovias , há cenas comoventes: cães correndo atrás dos seus respectivos donos em automóveis. Geralmente morrem atropelados. Contaram-me que um cão fora abandonado mais ou menos ali na região de Monlevade, alguns dias depois apareceu magro e estropiado na casa de seu dono aqui em Belo Horizonte.

São Francisco de Assis deixou este pensamento:- O homem justo é aquele que compadece até dos animais.

Lair Estanislau Alves,

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 03/03/2012
Código do texto: T3533246
Classificação de conteúdo: seguro