Aniversário de Jesus

Iago é um menino de sorte. Nasceu numa família religiosa e unida.

Todo ano, em dezembro, eles não falam em outra coisa senão no Natal.

É um mês inteirinho de funções organizadas pela tia Lurdinha que escreve, ensaia e dirige o teatro com a ajuda de sua sobrinha Adriana.

- Luiz Henrique, você já decorou o seu texto?

- Já, titia! Este ano vou fazer o José, direitinho!

- Muito bem! Quero que você represente, bem bonito, o pai adotivo de Jesus.

No dia 24, antes da ceia, a encenação do nascimento de Jesus é o ponto alto da festa. Nada fica esquecido: a árvore, o presépio e o cenário lindo, todo iluminado, tendo ao fundo a cidade de Jerusalém.

As fantasias a cada ano que passa são mais bonitas e o Menino-Deus é sempre o caçula da família.

- Tia Lurdinha, onde está o Anjo Gabriel?

- Está se arrumando. As asas de penas de ganso que fiz são lindíssimas.

E você, Iago? Por que ainda não se vestiu?

- Vestir o quê, titia? A senhora não falou que o Papai do Céu não tinha roupa e que o coitadinho nasceu pelado?

- Nasceu, mas, vá vestir a roupa de carneirinho que sua mãe fez.

Puxa, Letícia, que demora para se aprontar!

Estava caprichando, tia. Afinal de contas vou ser Maria, a mãe de Deus.

Tia Lurdinha deu a chamada final:

- Todos a postos! Preparem a filmadora e a máquina fotográfica, não esquecendo o filme como no ano passado! Silêncio que já vamos começar! Atenção! Ação!

A peça foi um sucesso. As crianças desempenharam muito bem o seu papel.

Diante de tanta beleza dona Nonoca, matriarca da família, devota do Menino Jesus, ficou emocionada ao ver Gabriela, sua tetraneta, deitadinha na manjedoura, representando o Messias prometido.Tia Lurdinha, querendo dar mais ênfase à festa, perguntou ao carneirinho:Iago, hoje é o aniversário de quem, mesmo?É... É.... Ih! - Esqueci, titia.

- Não é possível! Acabamos de fazer um teatro tão bonito relembrando o nascimento do Filho de Deus, aquele que veio ao mundo para nos salvar! Vamos, menino! Fale quem está aniversariando! Você não sabe?!

Vendo que o menino já estava envergonhado com tanta gente em sua volta ela quis ajudá-lo.

- Iaguinho, preste atenção! Hoje é o aniversário de Je... Je... Je...

- Geraaaaaaaaaldo.

Anna Célia Dias Curtinhas