PAI E MAE do meu livro: educar na pedagogia da consciencia.

Pai e mãe

Como tornar mais fáceis as mudanças para melhor? Precisamos estar atentos às mudanças. Aprender é mudar. Aprender, conscientizar-se, ler, pesquisar. Entender sem ler é mais difícil. Como entender respostas se não há perguntas.

Quer entender, sem ler é difícil, como entender respostas se não há perguntas.

Confesso que não estou entendendo nada. Procurei entender-me, desentendi.

Lembrei-me da infância e pensei:

Autoridade do pai e da mãe e a maneira pela qual os filhos a enfrentam revelam-se como sendo o problema crucial da neurose.

O que é a força psíquica chamada interior?

É o trabalho permanente, desde bebezinho.

Ali a mãe não chegou na hora e ele estava com fome e teve que esperar um pouquinho, o psiquismo é isso, trabalho para enfrentar a dificuldade, enfrentar a conflitos, suportar crises, suportar desprazer em momentos, porque não dá pra ter prazer o tempo todo.

Pai e mãe: a família

O seu pai com os outros era mais alegre, isso explica um pouco o grande número de amizades e até conversas com pessoas familiares e até estranhas, com maior facilidade. Era o que pensava seus filhos antes de amadurecerem na convivência e aprendizado na sabedoria.

Dizem que alguns casos de fanatismo religioso podem ser buscados na autoridade paterna sobre a mente infantil. Deste desdém eu escapei impune.

Queria o pai fazer do filho um homem com ética, com senso de justiça e dignidade, foi assim que havia aprendido também com seus pais, às vezes lembramos que alguns castigos, causaram traumas interiores que se carrega com certo peso.

Os pais queriam garantir a sobrevivência dos filhos, preocupados com o bem estar deles, acabavam assoberbados pelos trabalhos diários de vender suas forças de trabalho a preços explorados e baixos trazendo grandes ansiedades nas suas caminhadas.

Não é fácil lembrar algum familiar mais alegre, espontâneo, menos rígido. Culpa da genética? Talvez.

Os pais quando compreendidos serão perdoados.

Coisas que aprendi:

Quando você pensava que eu não estava prestando atenção, eu vi você pegar as minhas primeiras palavras e sair mostrando para os amigos.

E imediatamente tive vontade de fazer outras escritas para você.

Quando você deu comida pro pedinte que bateu à nossa porta. E quando você pai mesmo ouvindo da esposa minha mãe que estava tirando um quilo de laticínio da nossa mesa pra dar aos vicentinos e que esta atitude faria com que ela controlasse ainda mais os parcos alimentos.

Aprendi que é legal ser comunista e solidário.

Aprendi o evangelho vivendo.

As palavras bíblicas foram ficando mais fáceis de serem entendidas.

Pai e mãe, ouro de mina, quem demonstrou a vida inteira ser uma pessoa honrada torna honrada uma atitude que nos outros parecia duvidosa.

Pai e mãe quando passa dignidade, honradez, disciplina e ainda dão afetos e carinhos e se juntam um pouquinho de carícias, é estes anelos que fazem o ser, ser humano na sua essência mais anímica e resplandecente.

E não há como não carregá-los para todos os entroncamentos, cruzamentos e pensamentos.

É preciso entender as relações humanas a nível psíquico nas relações da convivência familiar particularmente na primeira infância.