Do caos a tempestade

Sabe aqueles dias estranhos onde tudo dá errado? Aquela fase da vida em que você não sabe mais o que fazer, milhões de contas pra pagar e tudo pela hora da morte? São aqueles momentos da vida nos quais estamos inclinados a pular de uma ponte ou quebrar uma vidraça. Mas, antes de fazer isso, vem a pergunta: Tem como piorar?

Infelizmente, a resposta que me vem a cabeça é: sim, tem. Só resta saber o quanto. Principalmente, se toda a disposição para mudar esteja a beira da exaustão... Tenso, não? E mesmo atento a essa tenebrosa mudança achando ser impossível suportar o caos reinante dentro de si, surpresas acontecem.

Sim, existem! Especialmente, quando beiramos a berlinda do "insuportável"! É o momento em que sabe-se lá de onde, surge aquela voz lá do fundo te perguntando: "vai desistir agora? Nem parece você". Nessas fases, é o caos passa por uma metamorfose, é como uma lagarta entra num casulo.

E desse casulo, eis que surge uma metamorfose. Pode vir uma borboleta ou a morte. Não se sabe. Só, nos resta parar e ver, afinal, a natureza tem muito a ensinar aos humanos que a observam.

Sim, porque tendemos a ser radicais. Sobretudo, ao viver na civilização, onde é mais fácil atacar um objeto inanimado, a tentar abraçar o próprio caos. Objetos feitos de vidros mesmo são ótimos alvos para frustrações, haja vista o quão fáceis são de serem rompidos... E se o caos virar tempestade?

Quando vem a tempestade, pode se pensar em duas coisas: lascar ou transformar. Lascar, porque "se tudo está dando errado, então vou chutar o pau da barraca e chafundar na lama, logo". Visão mais conformista e parada, meio que "sai do nada para lugar nenhum", como diria a minha mãe. Por outro lado, ao abraçar o caos aprendemos a nos transformar e a mudar os outros. Conseguimos ver nas feridas, no sangue derramado, a possibilidade de mudança, de criação e daí surgem novas perspectivas. E ao final, aprendemos a aceitar e criar mais momentos turbulentos, pois a vida não é total harmonia. É antes de tudo, alternância.

Vai ver que é por isso, que diante de tantos estudiosos, passantes e andarilhos, um cantor chegou e disse uma das grandes verdades da vida: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". É tão simples, mas tão simples, que preferimos complicar, afinal precisamos chegar a bonança de algum jeito....

Andarilho das Sombras

Rousseau e o Andarilho
Enviado por Rousseau e o Andarilho em 06/03/2012
Código do texto: T3537604