Posso me explicar?*

Março mal começava e já aprontei uma confusão. Parece que não é grande novidade essa coisa de confusões que arrumo, mas juro que não é por querer, é muito mais porque todos querem que eu seja como eles querem e não como eu quero. Desculpem a trapalhada da explicação. Apesar de tudo, tenho direito a me explicar, afinal, tem até deputado que se explica!

Parem com essa coisa de “é pato”, “é marreco”, “é...” de que mais me chamaram? Sou ganso. É G-A-N-S-O, igual aquele jogador de futebol; não, não o Pato, o outro. O que foi? Por que essas caras de espanto? Vocês acreditam até no ministro dos Esportes e não acreditam em mim só por que bati nuns fios?

Teve gente que disse que ganso não voa. Não devem ter Internet para receber aquelas mensagens com musiquinha que pretendem ser altamente edificantes, pois lá tem a história de porque os gansos voam em forma de cunha. Calma, não vou contar, até porque isso parece que é coisa de meus primos bem lá do Norte que voam pro Sul no inverno. Pois é, voamos, sim, alguns mais, outros, menos. Eu sou dos que voam mais. Não tenho plano de vôo e, igual a certos aeroportos brasileiros, nem sempre o radar funciona direito, e, cá entre nós, aqueles fios esticados bem na minha rota não são coisa que se faça com um ganso que gosta da liberdade do céu.

Sinto muito pelas pessoas cujos eletroeletrônicos pifaram, mas dá para alguém me contar quem já se importou com a destruição de milhões de hectares do habitat dos gansos selvagens? Selvagens? Ficou com medo, ficou? Eles não têm casas, nem geladeiras, nem computadores, suas casas são os lagos e rios e os juncos e outras vegetações que os protegem. Melhor, protegiam.

Fomos domesticados há milhares de anos, eu sei, mas o instinto permanece, e ele não pode ser domesticado ou domado, e voar é a parte essencial dele. Dizem que meu dono vai ter que arcar com o prejuízo. Como se ele tivesse culpa de meu anseio por liberdade ser mais alto do que a cerca que ele achava que me seguraria. Então, agora farão o que comigo? Amarrarão? Engaiolarão? Ou degolarão para que não traga mais problemas?

* No dia 1º de março um ganso bateu nos fios de alta tensão, deixando muitas casas sem luz em Joinville e vários moradores revoltados, exigindo indenização.