VENDAS PELA INTERNET - ALERTA

 

Com a internet tornando-se cada vez mais popular, percebem-se mudanças nas formas de consumo, assim como suas consequências positivas e negativas. E um reflexo destes novos tempos é ver figurar no topo das listas de reclamações, empresas de vendas pela internet.
 
Matéria publicada em um jornal da cidade de Santos/SP considera que das dez empresas com mais queixas, o setor virtual soma 34,6% do total. De 613 reclamações, 212 se concentram em lojas de negociações on-line: Shoptime é a campeã disparada (161); depois, em quinto lugar, aparece a Hermes Compra Fácil, com 51. A indicação não deixa de ser novidade, já que até agora o setor nunca havia figurado entre as dez mais reclamadas. Estes números fazem parte do balanço das atividades de 2011 do Cidoc-Procon, Departamento Municipal de Defesa e Orientação ao Consumidor de Santos, órgão bastante atuante na região. 
 
Seu coordenador mostrou-se surpreso com o levantamento feito entre os 16.201 atendimentos realizados ao longo do ano: “O Shoptime e a Hermes, ambos portais de vendas pela internet, entram pela primeira vez no ranking das dez mais reclamadas já em primeiro e quinto lugares, respectivamente”. 
 
O Shoptime (das Organizações Globo) é o que mais chama a atenção, com mais do que o dobro de reclamações (161) da segunda colocada, a LG (69). Já a Telefonica, que até 2011 era a líder incontestável de reclamações, ficou agora em terceiro lugar (60), vindo a seguir a CCE (53).
 
Ainda segundo o coordenador do Cidoc, os sites de vendas desrespeitam muito o consumidor, quando este liga para registrar alguma queixa: o tempo de espera é grande, há muitas transferências entre atendentes e a ligação muitas vezes é interrompida sem solução, fazendo crer que é proposital. Ele complementa dizendo acreditar que, por ser muito fácil, rápida e atrativa, a compra pela internet acaba sendo feita por impulso, fazendo com que o consumidor esqueça de tomar certos cuidados.

As dez empresas mais reclamadas são as seguintes: 1 – Shoptime (161); 2 – LG Electronics (69); 3 – Telefonica (60); 4 – CCE Componentes Eletrônicos (53); 5 – Hermes Compra Fácil (51); 6 – TIM Celular (49); 7 – Net-Santos (46); 8 – Itaucard (45); 9 – Electrolux (42); 10 – Embratel (37).
 
Para evitar ou, pelo menos, minimizar problemas, procure seguir as orientações da revista Procon-SP – 1º. Semestre de 2011:
  1. Procure no site a identificação e contatos da loja;
  2. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares, ou que possuam também estabelecimentos físicos;
  3. Somente forneça seus dados pessoais a sites com endereço eletrônico iniciados pela sigla “https” e que exiba na parte inferior da tela um pequeno ícone em forma de cadeado;
  4. Antes de fechar o pedido, verifique o valor do frete e a política de troca e devolução dos produtos;
  5. Imprima e guarde todos os documentos de confirmação do pedido;
  6. Peça um número de telefone fixo para contato;
  7. Exija a nota fiscal no ato do recebimento do produto.
 Boas compras!
 
 
******