http://youtu.be/dOFm07XIvRc - Esta música linda é o meu presente para todas as mulheres, incluída, lógico, a do meu coração...
 
  
 
 

                                               O dia da Mulher



 
            No dia internacional da mulher não gostaria de ficar no “lugar comum”, fazendo aqueles elogios costumeiros à mulher, quase que santificando-a, como uma espécie de “mea culpa” pelo incrível massacre que os homens submeteram a mulher desde que o mundo é mundo. Foi sempre tratada como inferior. Essa discriminação odiosa, produto da cultura,  ainda chega até nossos dias, felizmente, não mais acintosa,  e nem ela  é mais vista como inferior. Assim como a escravidão foi uma terrível mancha da humanidade, a discriminação das mulheres também foi. Não consigo me lembrar do nome de  uma mulher grega ou romana, da Antiguidade, que por ter feito uma descoberta científica importante  foi morta a pauladas por uma turma de ignorantes. Há também a história de Agnódice, que também viveu na Grécia antiga, tendo aprendido  a profissão de médica, às escondidas, pois só os homens podiam ser médicos. Teve que se travestir de homem para exercer com segurança sua profissão. Destacou-se tanto, que os homens sentiram ciúmes e a acusaram de prática de atos libidinosos com suas pacientes. Agnódice, diante do Juiz despiu-se, para mostrar que era mulher,  e foi absolvida da falsa acusação. E graças a ela, foi promulgada uma lei dando o direito às mulheres de praticar a Medicina na Grécia.
            Desconfia-se, e pela minha experiência de vida, tenho certeza, que muitos trabalhos científicos antigos, assinados sempre por um homem, na verdade foram feitos por mulheres.
            Só esses fatos já me fazem corar de vergonha diante da mulher. Ainda vemos hoje uma parte significativa dos homens se sentindo proprietários das mulheres.  E, em pleno século 21, os crimes passionais em que os homens matam suas mulheres, ainda acontecem em grande número.
            Talvez seja por isso, que, nós homens, inconscientemente, desejamos tanto homenagear a mulher.
            E aí caímos talvez  no exagero de vê-la  como santa e a colocamos num pedestal. Não é preciso chegar a tanto!
            Seria melhor que não precisássemos desse dia festivo, nem para a mulher, nem para o homem. Com certeza, no futuro, isto tudo será visto como produto da teimosa ignorância humana.
            Por enquanto, lamentando muito tudo que aconteceu com a mulher, deixo registrada a minha admiração por elas . A mulher mãe, freira, cientista, esportista, motorista, funcionária, "free lancer", policial, empregada doméstica, seringueira, enfermeira, a mulher moderna preocupada com o meio ambiente.  Enfim, a mulher em geral.  E gostaria que todas  conhecessem  essa história de massacre por que passaram, não para sentir ódio, se vingar e outras  tolices mais. Mas para perceber que a história da humanidade é uma história de muita ignorância. E com esse conhecimento, espero que a mulher se torne ainda mais sábia do que é.
            Nós homens não precisamos ser perfeitos para lidar com a mulher de hoje. Dou essa alerta para os meus amigos homens para que não sofram como aquele homem perfeito, que por isso mesmo não agradava à sua mulher. Essa história foi contada pelo Nelson Rodrigues. Ser perfeito não tem nada a ver com amor. Fiquem calmos, meus amigos e amigas, não vou publicar nenhum poema de amor... Confesso que  seria o mínimo  que poderia  fazer por elas...  Mas como ia dizendo, o cara perfeito do Nelson era um santo da cabeça aos pés. Nunca praticou uma má ação. Era só bondade. Se morasse aqui na minha cidade tão pacata, andaria com dois passarinhos nos ombros, como ele disse ao narrar esse caso, que repito agora.  Ele resolveu casar-se. Claro, com tanta perfeição, não agradou à mulher. A mulher já acordava dizendo: “eu queria um marido, não um santo”. Não faça nunca isso, meu amigo leitor, não seja um santo, seja amado por seus defeitos. Desconfio que minhas amigas gostam de mim por causa dos meus defeitos. O defeito é necessário... Afirmo que meus defeitos são graciosos e tenho o apoio amigo do Seminale, que poderá confirmar isso. Mas pra encerrar, queridos amigos, a mulher do homem perfeito chegou a dizer: “Arranja um defeito”. Se não arranjar um defeito, me desquito (era a época do desquite). Como o cara a cada dia que passava ficava mais perfeito, se separaram.
            Espero ter agradado às mulheres  com esse meu defeito de mudar de assunto nas minhas crônicas, essas fugas de pensamento... Mas a intenção está bem clara, saudar efusivamente às mulheres do mundo, no dia Internacional da Mulher, o dia 08 de março. Agradecer a elas  todas,  que sempre me protegeram, as da minha vida.   E terminaria assim:  Mulheres, unam-se e tomem de assalto todos os Governos.  Só assim o mundo será salvo!