HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES: SER MULHER....

SER MULHER

Ser mulher....nada mais belo e complicado. Desde o nascimento! A criança mulher geralmente fala primeiro do que o homem. Não, não é para fazer fofoca.É porque ela sabe que vai ter que falar muito para ser ouvida....

Depois na escola , já tem que ir toda arrumada, cabelo bem penteado...E aquelas que são gordinhas, tem cabelos crespos ou são diferentes sofrem....Eu mesma passei por isso. Tive a infelicidade de ter que usar aquele óculos com tampão....Aí já viu os apelidos que me davam...O jeito foi me tornar o que chamavam de Maria Homem, ou seja, entrar na turma dos meninos onde a força física, e não a beleza, é que era valorizado.

Aí vem a adolescência. Meu Deus, não sei como a gente sobrevive a essa fase infernal! Existe um padrão e ái de quem não se encaixar nele! É nessa fase que nos apaixonamos....e nos ferramos! Na minha época, se você não tivesse o cabelo liso, o corpo magro e não fosse popular, ninguém te olhava!

Fase da juventude: nessa fase aprendemos a nos aceitar como somos, ainda que fora do padrão. E começamos a olhar os homens como eles são. E nos casamos. Aí começa o verdadeiro suplício de ser mulher. Não, não sou contra o casamento. Adorei estar casada. Mas é porque aí a mulher aprende que na verdade tem que ser várias em uma só, pois tem que cuidar da casa, do marido, da profissão....E quando vem os filhos? Bom ,primeiro vamos falar a verdade, nada mais sublime do que filhos, mas parir...ou como diz um amigo meu, ou você “ mija uma melancia” ou te “rasgam a barriga”. Nada poético, não é?

E Deus, será que não dava para os bebês virem com botões auto -limpantes ou manual de instrução? Foi nesse momento que aprendi o verdadeiro significado da palavra cansaço viu! Cuidar de um ser completamente dependente da gente é algo brutal! Aí mulher, você percebe que a mulher incrível do filme existe: é você! E não é que você dá conta? É claro que tem dias que a gente dá o grito. Alías, acho que a TPM veio para isso. Poxa, ao menos uma vez por mês a gente tem que ter o direito de desmoronar! Há, já ia me esquecendo, além de cuidar da casa, trabalhar, cuidar dos filhos e do marido, a gente tem que estar sempre bonita e gostosa. Senão sofre até bullyng dos filhos! Outro dia minha filha me disse: “mãe, a namorada do papai é mais magra do que você! E o outro filho completou “ é e não tem peitão e bundão igual a você”. Até hoje estou pensando se foi um elogio ou uma crítica, mas achei melhor deixar como está, pois podia piorar né.....Outro dia ouvi de um amigo que não queria a esposa dele porque ela estava “ fora do mercado”. Não! Estamos sim no mercado... no mercado, na padaria, na escolinha, no parque....por isso não dá tempo de ficar com o corpo saradão!.

Agora meninas, experimenta ter a iniciativa de se separar! Ah, como disse uma amiga minha” o ser inferior (mulher) não pode rejeitar o ser superior( homem). Isso na cabeça deles, claro. Precisa dizer mais? Aí é que as mulheres sofrem, apanham, levam tiros. Eu mesma ouvi de tudo, vagabunda foi elogio! Ah, disse alguém que me ama “pegando o boi que você não levou nenhuma facadinha!”Mas aí, separada, você tem que ser tudo, mãe, psicóloga, médica, inclusive pai ás vezes....Porque tem homem que não entende que quando se separa, é marido e esposa que se separam, e não pai e filho. Se o sacana resolve não prestar assistência aos filhos do casal, a culpa é exclusivamente dele. E muitas mulheres acabam sofrendo violência por medo desse abandono...É mulher, sua vida não é fácil! Bom, alguém pode alegar que na Constituição está escrito que os direitos são iguais, mas tenta alegar isso diante de uma arma ou de uma faca, vai?

Infelizmente eu já presenciei e já vivi vários tipos de violência. E o mínimo que posso fazer como escritora é dizer o que penso.... Dizer para você mulher, que nenhuma brutalidade, nenhum tipo de violência pode tirar de você o brilho e a força que Deus te deu. E acrescento que não tenho nada contra os homens, ao contrário, os admiro bastante! E também quem pratica qualquer tipo de violência contra uma mulher não é homem, e sim um ser que está muito abaixo dos insetos! E para terminar, queria dizer para nós mulheres que apresar de tanta dor vivida, tanta complicação na vida, não devemos perder a nossa força feminina que é o amor. Porque se existisse uma palavra para nos definir, seria SUPERAÇÃO!

Andrea Carvalho Soares

Andrea Carvalho Soares
Enviado por Andrea Carvalho Soares em 07/03/2012
Reeditado em 07/03/2012
Código do texto: T3540564
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.