O bate-estaca.
 
Nem todos sabem o que é ou era, um bate-estaca. É um aparelho destinado a cravar, por percussão, estacas no solo. Muito tempo atrás, era muito usado para cravar troncos de árvore com quatro a cinco metros no terreno, a fim de prepará-lo para suportar a carga de uma construção, como parte da fundação. Um peso de ferro subia e caía sobre a parte superior da madeira e ia assim cravando-a no solo. Há anos eu não vejo esses simples aparelhos e nem escuto falar deles. Ficaram obsoletos, creio. Outros aparelhos são usados e o concreto substituiu as estacas de madeira, mesmo numa simples construção de casa. A engenharia se modernizou, novos projetos de construção foram feitos e até hoje estão se mostrando por todos os lados com suas arrojadas edificações. Hoje, observo que vários prédios apresentam rachaduras, problemas de infiltração e outras complicações. Aqueles edifício bem altos, chegam a começar com leve caimento. Daí botam a culpa no terreno. - Aquelas casas,  sobrados e edifícios com seis e até dez andares, que foram construídos à moda antiga estão fortes, eretos e firmes. Quase todos foram construídos, há mais de cinquenta anos. Algumas das casas ou sobradões, já passaram dos cem anos, e estão em cima de terrenos daquela maneira preparados. Essas casas e sobradões se encontram em antigos e famosos bairros daqui de São Paulo. Quem os vê, admira suas fachadas e observa o ano de construção, que muitos têm na parte superior, perto do seu telhado.

O bate-estaca era um simples aparelho, mas fazia o seu trabalho com primor!
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 08/03/2012
Reeditado em 30/11/2016
Código do texto: T3542471
Classificação de conteúdo: seguro