CRÔNICA AMALUCADA PARA FALAR COM KATHLEEN


                   De Edson Gonçalves Ferreira
               Para Kathleen Lessa



             
 Abri o e-mail da minha amiga Kathleen  e li a crônica de Veríssimo que ela me enviou. Ele é mais doido que eu, que a Emília, que Alice do País das Maravilhas, que a Dorothy de O mágico de Oz e que a Rainha de Copas... Ah, ele é doido, tão doido que se consagra na sanidade das coisas que fala. Se a gente fosse pegar a receita de todo mundo para viver mais, ficaria louca. Meu amigo me disse, ontem, para não colocar açúcar e nem adoçante, só se fosse açúcar mascavo. Como é que vou adoçar os trens, então? Meus médicos dizem o contrário!...




          Telefonei, agora, para o Peter Pan... É claro que não foi por celular, nós temos um canal psicológico e, quando quero, faço uma viagem astral e chego até ele. Ele me disse que permanece jovem na Terra do Nunca, porque lá não chega a camada de ozônio, nem a poluição. Escutei a fada Sininho insinuando na conversa e querendo que eu voasse para lá.
                   


           
Na mesma hora, a Alice, do País das Maravilhas, disse: _ O Coelho Maluco vive apressado, porque ele não chupa laranja, não come banana, não bebe leite há tempos e tempos! Respondi:  _ Ele toma, então, litros de chá naquela xícara quebrada e deve fazer muito xixi como minha amiga insinuou, não é?
     



    
           
De repente, ouvi um barulhão, porque a Bruxa Malvada de O mágico de Oz entrou no meu escritório para brigar com a Alice que tomava chá com o Coelho Maluco, enquanto o Pequeno Príncipe passeava com a sua rosa na minha varanda. Dorothy, que lia o e-mail da Kathleen, falou: __ Esse mundo de vocês, agora, é muito doido. Na fazenda, minha avó soca na gente é mingau de fubá, com pitadas de canela, uma delícia! Então, me lembrei da minha saudosa mãe,mas mantive o porte!


     

             
Veríssimo tem certa razão, mas a gente deve comer o que tem para comer. Se fosse necessária tanta coisa, pobre não vivia tantos anos, vivia? Quanta gente que eu conheço, para começar de minhas tias, que vive ou viveram muito. Tia Henriqueta viveu 106 anos e não tinha frescura alguma. Comia pouco, sem se preocupar com as regras tão modernas que os nutricionistas inventaram. Tia Luíza viveu  100 anos. Acho que a história do Médico e do Monstro foi inspirada na realidade. Falando nisso, dizem que passar Hipoglós no rosto é bom para não envelhecer.. Eu passo e  afirmo que é bom.. Tem gente que passa até xixi! _ Mâeeeee?
     

                 
                
Se a gente for escutar a cabeça de médico e de nutricionista, a gente fica doido. Sei que você, Kathleen, já está respondendo que nós, poetas, somos mais doidos ainda. Eu concordo: _ Sou doido, mas acabo de beber coalhada. Não dou conta de ficar comprando iorgute caro. Tomo a danada sem açúcar e, agorinha mesmo, vou tomar um sorvete de abacaxi. Mais tarde, "tomo limonada para  - como dizem os meninos, brincando - cagar de madrugada e  toma purgante, caga bastante". Trem bobo, mas todo mundo dizia essa frase, você se lembra?



                   
Vou parar por aqui, porque o Coelho Maluco mais a Alice e Dorothy correram para minha geladeira. e a Emília e o Visconde acabaram também de chegar. Se eu deixar vão tomar meu sorvete todo e eu ficarei na mão, pode? Vou acabar chamando a Bruxa do Leste para pegar eles.

Divinópolis, 30.03.08
e republicado dia 08.03.2012
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 08/03/2012
Código do texto: T3542934
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.