Esqueceram-se de Nós!

O Mercado Municipal, hoje, patrimônio histórico de Divinópolis, expressivo da arquitetura de uma época, foi construído no local onde havia a Igreja do Rosário e o antigo cemitério dos negros. Crianças e adultos assistiram ao movimento dos tratores revirando as terras e vários ossos, encontrados, naquelas operações. Julguem os leitores a obra do ex-prefeito Luiz Fernandes.

Como bons mineiros, gostamos de “causos”. No Mercado, já em pleno funcionamento, faziam-se rodinhas para a contação de histórias pitorescas, ali ocorridas. Alguma “alma penada” voltaria para reclamar os seus ossos?

Durante o dia, podia-se observar o grande movimento das muitas lojas, como bares, armazéns, varejão, sapataria, salão de beleza...

Tarcísio e Simone, numa certa ocasião, resolveram criar galinhas caipiras para consumo próprio. Completavam a ração com alimentos que buscavam num dos restaurantes que havia no mercado.

Tarcísio ia à tardinha e pegava a vasilha deixada ao lado do restaurante, que, neste horário, apresentava as grades fechadas. Tarefa que se repetia todos os dias.

Uma vez, Tarcísio se atrasou. Quase todas as lojas haviam fechado as portas. Ele, como de hábito, seguiu em direção ao restaurante, pegou a vasilha e, ao voltar, passou em frente a um barzinho, onde um casal terminava a limpeza, a fim de deixar tudo preparado para o dia seguinte. Não faltou o dedo de prosa e, quando foram sair, encontraram a grande porta trancada por um enorme cadeado.

Estavam então os três presos dentro do Mercado. Sem luz. As histórias do cemitério afloraram à mente de cada um, com a chegada da noite. Era um ermo só o entorno. E o silêncio se instalou entre os três. Para não dizer “o medo”.

Lá fora, o sobrinho do Tarcísio, o Giovani, sabendo do ocorrido, tentou socorrer os três prisioneiros, telefonando sem êxito para o detentor da chave.

A solução foi chamar o corpo de bombeiros, que, em pouco tempo, chegou com um poderoso alicate. Um vigoroso golpe foi o suficiente para arrebentar o enorme cadeado. Giovani, ali presente, assistia ao resgate dos prisioneiros. O evento, no dia seguinte, fez a pauta principal de todos os bate-papos dos lojistas do Mercado Municipal.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 09/03/2012
Reeditado em 19/03/2012
Código do texto: T3545394
Classificação de conteúdo: seguro