RASGAÇÃO DE SEDA

RASGAÇÃO DE SEDA 100.312

A expressão “Rasgação de Seda” é bem difundida e, assim, dizer o aquilo que significa vai buscar e fixar outra expressão, também bem usual: “Chover no Molhado”.

A água contida na chuva transmuda, com facilidade, as idéias , fazendo com que logo pensemos em seda molhada no corpo de uma Mulher escultural a conferir-lhe traços angelicais, insofismavelmente. Daí que escultura e anjo representam termos que enaltecem a mulher, pois.

Rosa Vermelha entregue (ou lançada, já que depende do lugar e de quem as endereça...) à mulher na saída do Shopping Center (ou ao final do Show Musical) representa a idolatria do homem pela Mulher, pois que a compara com a Rosa: pétalas perfumadas e sedosas, caule já sem espinhos (por quê ferir a alvura e maciez das mãos femininas que vão segurá-la?): o vermelho tem de ser da Rosa e não do sangue que jorre porque o espinho feriu-lhe a mão...

O substantivo Rasgação de pronto conduz a outro sentido: “Coração rasgado”, contendo este a nítida sensação de Ferimento que, por sua vez, transporta-nos à condição dolorosa, necessariamente evitada porque contraria a Natureza, a menos que da dor extraiamos lições para nela não mais cairmos! Agora perante nossas vistas exibem-se palavras que já beiram a idéia contrária inicial de troca mútua de elogios. Vêm à tona, desta feita, cenas de luta em que pessoas se ferem, sejam com palavras ou com dispositivos, isto só porque foram eliminados os espinhos da haste da Rosa Vermelha, seguida de corações machucados!

Estaríamos, destarte, criando uma expressão “Rasgação de Coração” com o propósito de querer que seu significado fosse buscar e fixar outras expressões, tal como “Coração ao Léu”, que bem poderia levar às sensações de abandono, ferido (literalmente mesmo), perdido, e, quem sabe?, até mesmo gotejando sangue (literariamente mesmo)...

A final desta estória de “Rasgação” daria para certificar, de fato, que quem foi a nota referencial, num e noutro campo, foi o Amor que as pessoas têm (ou não) umas pelas outras!

Tito Vernaglia