Trama Capitalista

No comecinho de 1962, estava eu em BH a procura de trabalho. Li num anuncio de jornal de uma vaga para vigia noturno para um determinado quarteirão em um bairro de classe alta. Aconteceu o seguinte: o empresário me deu um chá de cadeira, talvez, para testar meus nervos. De vez em quando a secretária dizia: daqui a pouco Doutor vai atender o senhor. Nessas alturas a voz do Doutor podia ser ouvida em toda sala de espera, falava ao telefone:

-Alô... Alô, Márcio?... que prazer, tudo bem?

-?

-Tudo joia, vou indo otimamente bem... a Maura está recuperando da cirurgia plástica rapidamente.Breve ficará de cara nova!

-?

- Arranjei um terreno beleza pra você. Bem ao seu estilo!

-?

-Claro, pertinho: Cidade Nova. Por coincidência , faz divisa com a casa do meu sogro.

-?

-Vale tranquilamente 80 mil. O proprietário não é do ramo. Ele queria 65 mil e eu ofereci 58 e o idiota caiu, baixou para 60 mil.

-?

- O cara tá com a corda no pescoço! Desempregado, devendo agiota, cortaram a luz. É um Zé Mané!

- ?

- Mora num barraco lascado, caindo aos pedaços. Convenhamos, para quem está na bosta, 60 mil tá bão demais!

-?

Você sabe, a região valorizou muito. Cercada de mansões e ele não está sentindo bem. Vamos despachá-lo para a periferia lugar de pobre, ah ah ah (risada) . Esta é boa, hein? Ah ah ah...

-?

-Ele tá na merda, um estranho no ninho! Ah ah ah...(mais risada)

-?

Ah ah ah... ah ah ah...ih ih ih!, é é é... isso mesmo: sina de bandeirante. Você é de morte. Márcio. Gostei!

-?

É um bruta negrão! Meu sogro não ofereceu para comprar. Vizinho, Né? Poderiam insinuar racismo! Ah ah ah!

-?

-Muito cuidado com este problema, aliás, questão! Ah... ah... ah!

-?

Assim que estiver totalmente fechado, te ligo! Pegar a escritura, antes que um desses advogados de excluídos venha atrapalhar. Ih...ih!

-Negócio de compadre! Não preocupe. O terreno é seu!

-?

-Passa lá em casa, para um wisky.Tchau!

Então o Doutor propôs “resolver” meu assunto: - Alaíde, mande o candidato voltar amanhã. Tenho reunião no condomínio.

Ouvindo esta conversa e refletindo, concluí do que o capitalismo é capaz de gerar: Desumanidades! Lucros, afastar dos olhos a pobreza e incentivar o preconceito. Certamente mais um foi passado para trás. Não voltei para saber. Como se diz no popular, “parti pra outra”.

Hoje às coisas estão mais claras. 2012 é outro contexto.

Lair Estanislau Alves.

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 11/03/2012
Código do texto: T3547987
Classificação de conteúdo: seguro