questão nuclear iraniana: encruzilhada da politica internacional

a encruzilhada que se tornou a questão nuclear iraniana coloca em suspense os rumos da politica mundial.O irã é independente da esfera de influência americana desde 1978, quando a bondosa administração carter, não quis confusão apoiando o xa reza pharlevi contra os até então desconhecidos aiatolás, lideres religiosos muçulmanos, tendo a frente o aiatola ruholá komeini,resultado: saiu o bilionário dono da scania, e entrou em cena um grupo fundamentalista, determinado a combater os infiéis americanos e se possivel destruir o estado judeu, a nação juida, Israel. o irã então nada mais era do que um caldeirão de religão fundamentalista e nada mais que isso, porem, a detenção do funcionarios da embaixada americana por mais de ano, em teerã, deixaria claro que ali havia mais que ideologia, havia um odio quase irracional contra o ocidente.e durante esses trinta anos, o irã se armou de todo jeito, protegido pela eterna aliança com os russos, e desenvolveu pesquisas secretas na area da ciencia nuclear.Hoje, o iranianos , no atual presidente , fazem ressurgir uma ameaça ao ocidente e a a israel sem paralelo em todos os tempos. a ameaça de um estado religioso e hostil ao estados unidos e israel,a ameaça de ter uma bomba atomica e usar a mesma contra israel é mais do que nunca real e quase palpavel.Nesse ponto , ninguem parece saber o que fazer, dentro e fora do circulo de poder destes paises existem divisões sobre o que fazer a respeito do programa nuclear iraniano, atacar ou impor sanções duras? forçar uma solução diplomatica ou agir militarmente? a unanimidade existe apenas quanto ao custo de um ataque ao irã, que é de que ele será alto e resultará em consequencias imprevisiveis, devido a estreita relação deles com russia e china.

o complicador de tudo é o avançado estágio das pesquisas iranianas, antes se falava em até 10 anos pra eles poderem construir uma bomba, hoje ja se admite que isso pode ocorrer em ate um ano,existe pouco tempo para a diplomacia, e israel tem propensão a agir por conta propria sem esperar o aval dos americanos.israel porem precisa da cooperação americana para um ataque com maior probalidade de exito, tem instalação iraniana que foi construida debaixo de uma montanha, outra que esta bem abaixo do solo, exigindo bombas especiais, não se pode fazer esse ataque sem a participação americana.O empenho diplomatico é grande e tambem a opção militar é velada mas evidente, por exemplo, o ataque era impossivel enquanto os eua estivessem no iraque, e a saida americana foi mais um passo militar do que a vontade de devolver o iraque aos iraquianos,tambem, as manobras militares americanas navais, um simbolo da capacidade de apoiar israel, se intensificaram nos ultimos tempos,e dentro de israel escudos anti-misseis estão sendo montados, o pais se prepara para ser atacado.Ao que parece, o ultimo minuto e que decidirá o rumo das coisas, eua e israel, irão atacar o irã caso as negociações fracassem dentro de um prazo que somente eles conhecem,a unica coisa realmente certa é que de forma alguma o irã terá uma bomba atomica, isso e tido como o estopim de uma guerra nuclear, e sera evitado a qualquer custo,até mesmo ao custo de uma guerra localizada entre russia e estados unidos, a primeira desde o começo das diferenças ideologicas entre estes paises.Por outro lado, tudo pode ter o mesmo desfecho que aconteceu com a coreia do norte, que cedeu em troca de comida, quem sabe o irã ceda em troca de um estado palestino, ou um assento no conselho de segurança da onu. seria bom se por lá a liberdade viesse de dentro, como aconteceu nos outros paises do oriente medio.e esse é outro problema, é possivel neutralizar o irã por um tempo, mas, por quanto tempo?

paraense
Enviado por paraense em 11/03/2012
Código do texto: T3548618