Delfinópolis

Delfinópolis, cidade natal do Antônio, é uma pequena cidade do Sudoeste de Minas que, de um lado, tem a Serra da Canastra ( no ponto onde se localiza a Serra das Sete Voltas) e, do outro lado, é cercada pela represa da Usina de Peixoto que deixou uma boa parte da cidade debaixo das águas. O único acesso ao local é através de uma moderna balsa, que tem horários planejados para o transporte de pessoas e veículos. É uma travessia bem pitoresca (na minha visão de turista) e até rápida! Para os moradores do lugar, penso ser uma pedra no sapato, quando precisam buscar recursos médicos mais urgentes nas cidades vizinhas.

Nos últimos anos descobriram o potencial turístico do lugar com suas centenas de lindas cachoeiras o que agilizou a implantação de uma infra-estrutura adequada para camping, sendo criada uma grande rede de lindas e variadas pousadas, urbanas e rurais, além de bons restaurantes, pizzarias e lanchonetes.

A região é permeada por inúmeras trilhas, perfeitas para o mountain bike que é um atrativo especial para ciclistas de várias partes do Brasil. Atraem também os turistas as oportunidades para a prática de bóia-cross, motocross, jet-ski, natação, caminhada, pesca, mergulho e cavalgada.

A cidade tem uma bonita praça com um coreto, onde, aos sábados e domingos, as famílias se reúnem depois da missa da tarde para ver e ouvir a Banda tocar. Muitos filhos da terra mudaram-se para Belo Horizonte e para Franca para estudar os filhos, mas nas férias voltam para curtir a natureza, longe da violência e da insegurança da grandes cidades.

***

Tenho amigos na cidade como a família da Jamilinha, do Salim e do Walt Disney (Waltinho) – o músico mais famoso do lugar.

Conheci alguns tipos curiosos do lugar como a “Beleza” , o “Zé Bundinha”, o “Zé Bonzinho”e o “Pitô”.

Para maiores informações http://www.delfinopolis.com.br/

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 22/01/2007
Reeditado em 19/02/2007
Código do texto: T354960
Classificação de conteúdo: seguro