A ENCHENTE NO ACRE




         CAUSA-ME ESTRANHEZA E ESPANTO PRESENCIAR TANTAS DESGRAÇAS MOTIVADAS PELA ALAGAÇÃO NO ESTADO DO ACRE.
      HÁ VINTE E SETE ANOS CHEGUEI AO ACRE, MAIS PRECISAMENTE, NA CIDADE DE RIO BRANCO, COM TODA A MINHA FAMÍLIA.  FIQUEI IMPRESSIONADA COM O TAMANHO DA CIDADE E, A  LIMITADA, ASSISTÊNCIA  LOGÍSTICA QUE AQUI HAVIA.
        CHEGAMOS AQUI NO INICIO DE SETEMBRO DE 1985 E PASSAMOS DIAS INUSITADOS  DE ADAPTAÇÃO E CONHECIMENTO DA CAPITAL E ALGUNS MUNICÍPIOS, CIRCUNVIZINHOS.  NO ANO SEGUINTE COMEÇAMOS A DESCOBRIR FATOS INUSITADOS:  A CAPITAL, OU MELHOR, TODO O ESTADO DO ACRE ENFRENTAVA FRENTES FRIAS QUE NOS OBRIGAVAM A USAR AGASALHOS PESADOS NO DECORRER DO DIA E DA NOITE E PASSAVA POR SÉRIOS PROBLEMAS NA ÉPOCA DAS CHUVAS, POIS OS RIOS RECEBIAM UM GRANDE VOLUME DE ÁGUAS PROVOCANDO SÉRIAS ALAGAÇÕES E DESABRIGOS AOS MORADORES DA ÁREA RIBEIRINHA E DE VÁRIOS BAIRROS DOS MUNICÍPIOS E CAPITAL.. 
      O QUE MAIS ME IMPRESSIONA,É QUE NADA MUDA, NO TOCANTE A ALAGAÇÃO, POIS DESDE QUE AQUI CHEGUEI SEMPRE OUVI OS COMENTÁRIOS SOBRE AS ENCHENTES DOS RIOS E SUAS DEVASTADORAS CONSEQUÊNCIAS. SEMPRE A MESMA COISA: FOME, DOENÇAS, MORTES, MISÉRIAS, SOFRIMENTOS!  DURANTE ESSES 27 ANOS PUDE VIVENCIAR E  PRESENCIAR VÁRIAS ALAGAÇÕES NA CIDADE; QUE COISA TERRÍVEL! CASAS DENTRO DÁGUA, CRIANÇAS, IDOSOS, FAMÍLIAS INTEIRAS, DESABRIGADOS! O TEMPO PASSA E TUDO VAI SE REPETINDO, AS ÁGUAS CHEGAM, NÃO PEDEM LICENÇA E VÃO SE INSTALANDO, DESINSTALANDO OS MORADORES E SEUS PERTENCES, CEIFANDO VIDAS,DESTRUINDO RUAS,  BAIRROS E AVENIDAS, DEIXANDO AS NOSSAS VIDAS MARCADAS PARA SEMPRE!  JÁ VIVENCIAMOS ANGÚSTIAS COM A ENCHENTE NA CIDADE DE SENA MADUREIRA, ONDE ACONTECEU UM GRAVE ACIDENTE AÉREO, COM VÍTIMAS FATAIS. JÁ VIVEMOS MOMENTOS CRUCIANTES AJUDANDO A SOCORRER E ABRIGAR CRIANÇAS E IDOSOS, PRESENCIANDO CENAS DOLOROSAS , AO VIVO E PELA TELEVISÃO, JÁ PARTICIPAMOS  DE VÁRIAS CAMPANHAS DE AJUDAS SOLIDÁRIAS AOS DESABRIGADOS, AOS ALAGADOS E AOS INFELIZES E MISERÁVEIS, QUE QUASE NADA TINHAM E TUDO PERDERAM NAS ÁGUAS. INÚMERAS VEZES FICO A OUVIR A MESMA PERGUNTA VINDO DE VÁRIAS DIREÇÕES: " PORQUE A HISTÓRIA CONTINUA A SE REPETIR SE NÓS SABEMOS QUE VÃO  ACONTECER NOVAMENTE AS MESMAS DESGRAÇAS E INFORTÚNIOS?  PORQUE NINGUÉM CONSEGUE MUDAR ESSA SITUAÇÃO TIRANDO DA CABEÇA DESSE POVO ESSA IDÉIA, OBSTINADA,  DE VOLTAR A VIVER NA MESMA ÁREA, SE SABEM QUE ALAGAÇÕES VÃO  CONTINUAR ACONTECENDO? PORQUE OS GOVERNOS:  FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, PERMITEM QUE OS MORADORES DAS ÁREAS DE RISCO RETORNEM PARA AS ANTIGAS MORADAS, QUE TANTAS VEZES, JÁ FORAM ASSOLADAS PELAS ÁGUAS? PORQUÊ NINGUÉM MUDA O FINAL DESSA HISTÓRIA? PORQUE  CONTINUAM AJUDANDO E PERMITEM QUE O MAL SE REPITA TANTAS VEZES E SEMPRE EM MAIOR INTENSIDADE?.ESSA É A  PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR. ESSE É O QUESTIONAMENTO QUE MAIS SE OUVE. MAS, NEM SEMPRE, AS COISAS SÃO TÃO SIMPLES ASSIM! ESSE CASO, É, DE FATO, DE UMA COMPLEXIDADE IMPRESSIONANTE! VEJAMOS O MAPA DO NOSSO ESTADO E  OBSERVEMOS QUANTOS RIOS, IGARAPÉS, IGAPÓS E CÓRREGOS PERMEIAM AS CIDADES E SERINGAIS. ESTAMOS NA REGIÃO AMAZÔNICA, ONDE AS CHUVAS SÃO MAIS INTENSAS E CONSTANTES,PORTANTO O PERÍODO CHUVOSO(QUE AQUI CHAMAMOS INVERNO) É  MAIS PROLONGADO!
PORTANTO, ALGO DIFERENTE ME OCORREU ESSE ANO DE 2012, QUANDO VI, O VOLUME DAS ÁGUAS SUBINDO, QUANDO PRESENCIEI E OUVI VÁRIOS PEDIDOS DE SOCORRO, DE ABRIGOS, DE ALIMENTOS, DE AJUDAS MATERIAIS, PRESENCIAIS, ESPIRITUAIS , ENVOLVENDO TODA A POPULAÇÃO ACREANA, INDISTINTAMENTE! INSTINTIVAMENTE FUI OBSERVAR OS MAPAS DO  ESTADO, E CONSTATANDO A DIFICULDADE REAL DA REGIÃO E DOS SEUS MORADORES, FICO COMOVIDA AO  VER A SITUAÇÃO QUE NOS ENCONTRAMOS, NÓS E TODOS OS NOSSOS IRMÃOS QUE FICAM PERDIDOS PELO MEIO DO CAMINHO, SEM SABER PARA ONDE IR, ONDE FICAR, E COMO FAZER PARA MINORAR SUAS DORES E SOFRIMENTOS!
      POSSO, ENTÃO, ENTENDER MUITAS COISAS QUE NÃO ENTENDIA ATÉ ENTÃO. AS NOSSAS CIDADES SÃO  CERCADAS, CORTADAS E TRAÇADAS, DIVERSAS VEZES, POR BRAÇOS DE RIOS. A CAPITAL, COMO QUASE TODOS OS MUNICÍPIOS DO NOSSO ESTADO ,SURGIU A MARGEM DO RIO, FOI CRESCENDO DESORDENADAMENTE, LADEANDO O RIO, POR SER FLUVIAL O MAIS SEGURO E ÚNICO MEIO DE TRANSPORTE QUE EXISTIA À ÉPOCA. E, QUE, ATÉ HOJE, AINDA É O MAIS USADO NAS REGIÕES RIBEIRINHAS. JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE NAVEGAR NOS RIOS QUE BANHAM O NOSSO ESTADO, JÁ PARTICIPEI DE VÁRIOS   PROJETOS CIDADÃOS, DENTRE ELES , UM PELA REGIÃO RIBEIRINHA, DENTRO DOS SERINGAIS, ONDE VIAJAMOS EM BARCOS PEQUENOS, VISITANDO OS SERINGAIS DE BRASILÉIA À ASSIS BRASIL. ASSIM PUDE OBSERVAR A VIDA DAQUELES MORADORES E AS DIFICULDADES QUE TODOS ELES ENFRENTAM NO SEU DIA-A-DIA, SINGRANDO OS RIOS E SEUS IGARAPÉS OU IGAPÓS. FAMÍLIAS COM MUITOS FILHOS QUE NUNCA HAVIAM SIDO REGISTRADOS, CASAIS QUE VIVIAM COMO SE CASADOS FOSSEM, MORTOS QUE NÃO TIVERAM SEUS ÓBITOS REGISTRADOS, CIDAÃOS SEM IDENTIDADE, CPFs,E OUTROS DOCUMENTOS MAIS.           
    QUE VIDA DIFÍCIL ELES LEVAM! QUANTAS LIMITAÇÕES ELES ENFRENTAM! E, AINDA EXISTEM PESSOAS QUE, IGNORANDO A SITUAÇÃO, SE ACHAM NO DIREITO DE PERGUNTAR: PORQUE ELES VIVEM LÁ? PORQUE ELES VOLTAM SEMPRE PARA O MESMO LUGAR? INTERESSANTE NOTAR, QUE NORMALMENTE, QUEM  FAZ ESSAS PERGUNTAS , NÃO TEM CONHECIMENTO DE CAUSA, NÃO VIVEU, NEM UM MINUTO, SEQUER, A ANGÚSTIA DESSE POVO SOFRIDO E MALTRATADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS!
            AI QUE DOR! AI QUE DÓ! AI QUE ANGÚSTIA! AI QUE TRISTEZA! SIM MEUS AMIGOS, MEUS IRMÃOS, MEUS COMPANHEIROS DE JORNADA, É MUITO TRISTE A SITUAÇÃO DOS DESABRIGADOS! ELES PERDERAM TUDO QUE ADQUIRIRAM COM TANTA DIFICULDADE! POR TANTOS ANOS DE LUTAS, SUOR E LÁGRIMAS. QUANTAS RENÚNCIAS, QUANTAS NOITES DE SONO PERDIDAS, QUANTAS VEZES DIVIDIRAM O PÃO PARA PODEREM ADQUIRIR ALGO MELHOR E NECESSÁRIO PARA SI E SEUS FILHOS! E, HOJE, ENCONTRAM-SE DESPROVIDOS DE TUDO, SEM QUALQUER EXPECTATIVA DE DIAS MELHORES
       VER  AQUELE OLHAR DESESPERADO DE QUEM PERDEU SUA CASA, SEUS PERTENCES, SEU ROÇADO, SEU ÚNICO MEIO DE SOBREVIVÊNCIA,  É DOLOROSO! QUANTAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS, SEM TER PARA ONDE IR, NEM SEQUER SABEM  ATÉ QUANDO AQUELA SITUAÇÃO VAI PREVALECER, É, REALMENTE, DESESPERADOR!
      OBSERVAR   AQUELES BARCOS LOTADOS DE RESTOS DE OBJETOS; DE DESESPERANÇA; DE SOBREVIVENTES EM BUSCA  DE ABRIGOS, ROUPAS, ALIMENTOS, UM POUCO DE ,SEGURANÇA E MELHORES DIAS,  DÓI DEMAIS! AQUELAS CASA COBERTAS PELAS ÁGUAS, SEM TETO, SEM PAREDES, AS PORTAS E JANELAS ABERTAS E AS ÁGUAS PASSANDO, VELOZMENTE, DENTRO DELAS, É DESALENTADOR! APÓS A GRANDE ENCHENTE, O NÍVEL DAS ÁGUAS VAI BAIXANDO, A LAMA VAI FICANDO, O RASTRO DA DESTRUIÇÃO SE DESTACA COM NITIDEZ E TRISTEZA.  CAMINHÕES CARREGADOS COM DESTROÇOS. MUITOS, AINDA, TENTANDO RESGATAR ALGUNS PERTENCES QUE RESTARAM;  MOVIMENTAM-SE DE UM BAIRRO PARA OUTRO EM BUSCA DE ABRIGOS SEGUROS.PORÉM, AINDA, TEMEROSOS PELO FATO DAS CHUVAS NÃO CESSAREM DE CAIR.
      COMO SERIA MARAVILHOSO SE TODOS NÓS DÉSSEMOS AS NOSSAS MÃOS E PROCURÁSSEMOS AJUDAR NESSAS HORAS DIFÍCEIS QUE ASSOLAM AS VIDAS DE TANTAS PESSOAS! TUDO SERIA BEM  DIFERENTE! SE TODOS SE COMPADECESSEM DA SITUAÇÃO E PROCURASSEM AJUDAR AO SEU IRMÃO, NESSA HORA TÃO DESESPERADORA, EM VEZ DE CRITICAR E CONDENAR OS POBRES E NECESSITADOS QUE CONTINUAM VIVENDO NESSAS ÁREAS ALAGADIÇAS!  PODERÍAMOS MUDAR O FINAL DESSA CATÁSTROFE! TERÍAMOS A VIOLÊNCIA, INFELICIDADE, MÁGOA, DOR E RESSENTIMENTOS DIMINUIDOS, AMENIZADOS, MELHORES DIAS COM CERTEZA!
              QUE O NOSSO QUERIDO DEUS NOS IMPRESSIONE E NOS MOSTRE COMO FAZER PARA MINIMIZAR O SOFRIMENTO DESSE POVO SOFREDOR E AGUERRIDO, QUE NUNCA DESISTE DE CONTINUAR LUTANDO PARA MANTER-SE VIVO E COM UM MÍNIMO DE DIGNIDADE, PELO MENOS! AFINAL FOI PARA ISSO QUE FOMOS CHAMADOS: "AMAR AO NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS"! E, EM ASSIM FAZENDO, PODEREMOS DORMIR COM O CORAÇÃO EM PAZ E NA CERTEZA QUE ESTAMOS  TRANQUILOS POIS FIZEMOS O MELHOR QUE PUDEMOS !



DODORA
              



Dodora
Enviado por Dodora em 13/03/2012
Código do texto: T3552702
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.