Qual o motivo de sua alegria?

O dia nem bem amanhecera e o homem ao qual vou chamá-lo Resmungo, saíra com a sua equipe de colegas de trabalho com o qual ele nunca se acostumara e só o faz pela necessidade.

Vestido com seu atrativo fardamento que de longe se pode avistar o alaranjado vibrante que esconde um homem frustrado em sua vida, sente-se humilhado pela função que desempenha, pelo modo como a sociedade enxerga essa profissão e seguiu limpando os canteiros dos bairros da cidade com sua enxada, pá e tesoura de aparar plantas.O sol impiedoso esquentava cada vez mais enquanto o suor molhava o seu rosto.

Enquanto Resmungo trabalhava insatisfeito, aparecera um Bem Te Vi que insistira em ficar todo tempo a cantar bem próximo dele cheio de entusiasmo e alegria: “Bem te Vi... Bem te Vi...” Resmungo escutara esse canto e em certo momento se indignou com o pássaro: Bem de vida é você... Seu...Nesse instante Resmungo lançou vários xingamentos ao majestoso pássaro.

Ao passar pela avenida no exato momento em que acontecera esta cena, não me contive, fiquei a refletir, porque Resmungo sentia-se tão infeliz, sei que analisando superficialmente, motivos não lhe faltam. Porém o canto do Bem ti vi falou mais alto dentro de mim, senti que naquele momento ele queria dar um recado ao Resmungo que pelo sentimento de insatisfação com a vida, não pode perceber que por mais dura que seja a vida, temos que encontrar a alegria de viver, sem ela, não importa se sejamos garis ou diplomatas. O Bem te vi não é apenas livre por poder voar, a vida dos pássaros também é constantemente ameaçada pelo homem.

O Bem- te-vi é livre porque é alegre, aprecia o lado bom da vida. Resmungo nem tem consciência do quanto seu trabalho é nobre de manter limpo o nosso planeta, que por sinal precisa muito de nossa contribuição, já é tempo de amadurecermos a nossa consciência ecológica.

Resmungo nem se deu conta que ele tem saúde para enfrentar a batalha diária, mesmo ganhando pouco tem um emprego, enquanto muitos estão sem nenhuma renda, não se deu conta que se ele deseja algo melhor, terá ele que buscar, ao invés de resmungar, deveria ler um livro, adquirir conhecimento... Passarinho não fica na janela esperando, ele vai à busca do seu alimento. E eu porque sou tão feliz? Porque assim como os passarinhos, nunca esperei que as coisas caíssem do céu, e para completar essa alegria, hoje estou ainda mais feliz, porque hoje é o Dia da Poesia! Salve a alegria! Salve, Salve a poesia!

Sírlia Lima
Enviado por Sírlia Lima em 14/03/2012
Código do texto: T3553241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.