PROVA PARA PAZ

Considerando que nossa educação é baseada em valores que os adultos que nos criaram entendem como corretos; considerando que valores como RESPEITO, RESPONSABILIDADE e HONESTIDADE são interpretados conforme a educação recebida por cada um; uma convivência pacífica entre os seres humanos passará por uma reflexão e convido você, leitor, a fazer a seguinte prova:

I- Numere a 2ª coluna utilizando os antônimos dos adjetivos da 1ª coluna:

(1 ) Respeitoso ( ) Irresponsável, inconseqüente.

(2 ) Responsável ( ) Sujo, porcalhão.

(3 ) Honesto ( ) Insensível.

(4 ) Solidário ( ) Mal educado, grosso.

(5 ) Limpo ( ) Desonesto, safado.

II- Agora, utilize os antônimos da 2ª coluna da 1ª questão para completar as lacunas abaixo, conforme interprete as situações:

a) Estaciona o carro na porta dos outros, liga o som a todo volume e obriga as pessoas a ouvirem seu gosto musical___________________.

b) Fura filas_______________________________________________.

c) Joga no chão, invólucros de alimentos obrigando os mais humildes a limpar sua sujeira___________________________________________.

d) Embolsa trocos a mais ou “prova” uvas no supermercado_________.

e) Incapaz de “desentupir” armários em prol dos menos favorecidos___________________.

f) Deixa as pessoas mais velhas de pé__________________________.

g) Trai o(a) parceiro(a)________________________.

III- Assinale as alternativas corretas, conforme as entenda:

1)Presenteia filhos incondicionalmente, sem que os mesmos façam por merecer.

a) inconseqüente b) bonzinho c) nada a ver

2)Omite-se no acompanhamento escolar dos filhos e culpa a escola quando os mesmos são reprovados.

a) inocente b) iludido c) irresponsável

3)Economiza na educação, no salário da “Maria” ou na qualidade da alimentação para sobrar para o carro novo, as marcas e o status.

a) sensato b) inconseqüente c) tolo

4)Utiliza-se de cargos para sentir-se o “demônio”.

a) canalha b) pústula c) a e b estão corretas

As situações são inúmeras e passam pelo conversar durante palestras, mascar chicletes em locais que requerem seriedade, pela utilização de bens e influências do serviço, pela permissão para o filho menor dirigir, por gestos, palavras e/ou expressões pouco pensadas. Há quem julgue tudo isso certo, mas ignore que também os outros, inclusive os traficantes, também agem conforme seus valores e as leis que criam.

Em outras palavras, as suas respostas nesta prova estão ligadas à sua interpretação e à sua história de vida. Eis por que os valores morais são variáveis e as pessoas são diferentes.

Enquanto isso, como se aprende muito melhor com exemplos do que com palavras, os mal educados vão se multiplicando em progressão geométrica e contribuindo para uma ampla infelicidade.

Se virmos o próximo como irmão e interpretarmos respeito e responsabilidade sob a ótica de direitos e deveres iguais para todos, então haverá uma chance para a paz.

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 15/03/2012
Código do texto: T3555626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.