DECLARAÇÕES ME INSPIRAM.

Já havia dito que faço declarações de imposto de renda para muitos clientes. Todo ano, nos meses de março e abril, acontece sempre aquela correria contra o tempo. Já tenho duas conversas com meus queridos clientes que sempre me inspiram a escrever.

A primeira aconteceu há poucos dias com uma senhora que me procurou. Ela me disse que havia feito uma reforma em sua casa e que tinha as notas fiscais de todo material gasto. Também me disse que quem executou os serviços não quer lhe dar recibo pelo que recebeu como mão-de-obra. Essa senhora me perguntou se poderia abater de seus rendimentos tudo que gastou com a reforma. Eu lhe disse que não poderia deduzir tal valor e ela ficou muito chateada! Ela não se conforma com isso. Expliquei que seria possível aumentar o valor de seu imóvel acrescentando somente o valor do material gasto, já que não tem recibo de quanto pagou pela mão-de-obra. Por fim ela aceitou minha explicação, mas continuou inconformada.

Concluo que querem abater tudo: gastos com remédios, com alimentos, presentes que deram para os filhos e passeios. Daqui a pouco perguntarão se podem usar como dedução os gastos com cabeleireiros, produtos de maquiagem, a roupa nova que foi comprada, etc.

A segunda foi a que ouvi ontem por telefone. Este meu cliente tem direito a uma restituição. Eu perguntei em que conta bancária ele queria recebê-la. Para minha surpresa ele me disse que preferia não receber por banco porque iria misturar com os créditos da Nota Fiscal Paulista. Não foi fácil explicar a ele que, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... rs

E assim vou ouvindo o que dizem e perguntam. Tenho paciência para explicar tudo da melhor forma. E crônicas de humor ou não surgirão.
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 15/03/2012
Reeditado em 29/11/2016
Código do texto: T3555668
Classificação de conteúdo: seguro