FICHA LIMPA

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão."    (Eça de Queiroz)

 
 
O Exmo. Sr. Ministro do Supremo Tribunal Federal,  Gilmar Mendes, cuja carrancuda foto ilustra esta crônica, declarou que "Ficha Limpa é uma roleta russa. Fará vítimas para todo lado."
Confesso que não entendí o paralelo.  Pelo que eu sei, roleta russa é uma macabra brincadeira que consiste em carregar o revólver com uma bala apenas, girar o tambor e disparar contra a própria cabeça. Trata-se, portanto, de um ato suicida e se S.Exa pensa da mesma forma, eu acho que vai ser ótimo. Cada político fará uma tentativa; se escapar vai poder continuar contratando 400 assessores, fazer novos conluios, praticar  o nepotismo, encher as cuecas de dólares, mas, com uma ajudinha do diabo, a maioria vai conseguir mesmo é estourar os miolos!
Que beleza!
Todo mundo tá careca de saber que a qualificação para disputar cargos eletivos está pra lá de podre!  O melhor exemplo é o Tiririca, analfabeto funcional de carteirinha, eleito por iguais e, ainda, presidindo uma Comissão Educacional!
O que se pretende com a Lei da Ficha Limpa é tão óbvio que nem precisaria de texto; seria como a Constituição inglêsa - não escrita.
Merítíssimo, ninguém melhor do que V.Exa. para saber que qualquer mudança, até de casa, traz sempre à reboque algum tipo de inconveniência e resistência, mas nem por isso deixará de prevalecer. Vai ser aprimorada, como qualquer outro instrumento legal; as excrecências serão aparadas, as possíveis  entrelinhas excluidas, mas a essência tem que prevalecer;  só terá condições de disputar cargo público o cidadão que não tiver antecedentes suspeitos  e permanentemente vetados os que já cometeram  qualque tipo de improbidade admistrativa.
Traduzindo: ladrões fora!
Sr, Ministro, todos sabemos que a maioria dos órgãos  públicos, inclusive o seu , está, no mínimo, usando muletas - que os fiscalizadores estão necessitando de fiscalização também, mas daí a deixar "ficar como está" só vai favorecer aos corruptos.
Caramba, exigir que um candidato comprove ser bom cidadão é o mínimo que se pode fazer!
É como exigir o diploma a qualquer profissional liberal!  Não é nada humilhante! É natural!
 
Amigos e possíveis leitores, só pra finalizar: avicultor que é bom, não bota raposa pra vigiar o galinheiro! 
paulo rego
Enviado por paulo rego em 15/03/2012
Reeditado em 16/03/2012
Código do texto: T3555874