O Homogêneo mundo que vivemos

Ganhei de presente de um tio materno, dois livros tratando do tema “Alàno di Piave”, vim a descobrir posteriormente, que esta é uma província italiana. O livro totalmente em italiano, algumas palavras até consegui compreender já que o português possui a mesma raiz que o italiano, o latim, mas existem outras que não me acuso nem a supor um possível significado.

Folheei ambos os livros, os quais escondiam em seu interior, imagens da província, imagens lindas, de campos, ferrovias, as casas todas juntinhas umas das outras, algumas pareciam apenas gastas pelo tempo, mas sem tantas alterações na planta original. Sentia-me no sul do Brasil em pleno século XIX, quando a região era majoritariamente, por italianos e alemães.

Olhava, achando até que estava em uma casinha de bonecas real, todas detalhadas, parecendo miniaturas que como em um passe de mágica cresceram.

Tudo isso me fez recordar, um passado distante, o qual vim a conhecer apenas em livros. Hoje parece utópico viver em uma sociedade onde você saiba o nome de todos os vizinhos, atualmente é mais comum saber dois ou três e olhe lá.

E as reuniões noturnas, onde todos do bairro se reuniam nas calçadas, para lerem livros, ou contarem experiências da terra que deixaram para trás. O tempo fez isso se perder, porem aquele sentimento nacionalista não. Qual de vocês vindos da Europa, não tem saudade de seu país, saudade de suas raízes?

É natural do ser humano isso, querer retornar as entranhas de onde proveio. Querer sentir o ar do local onde nasceu, voltar a utilizar a língua materna.

Existem algumas cidades que podemos dizer que são como um pedacinho da Europa no país, onde estes hábitos se permutam, cidades formadas por esses grupos de imigrantes que passavam seus conhecimentos de geração a geração e fizeram com que o legado cultural não se perdesse com o tempo.

Pedrinhas paulista é um exemplo, lá quase que todos se conhecem, além de ser um ótimo passeio, você conhece a cultura de um pedacinho da Itália no nosso país. E que cultura, hein? Não estou dizendo que esta seja melhor ou pior que a nossa, mas imaginem a vida sem os macarrões e as pizzas.

Creio que vivemos em um mundo tão interligado que especialmente nos dias de hoje fica difícil se diferenciar os hábitos de uma cultura e outra, vivemos em um mundo onde está tudo junto e misturado, fazendo o mundo uma única e homogenea nação.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 17/03/2012
Código do texto: T3559786
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.